REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS
Os municípios de Resende e de Quatis realizam debates sobre a Saúde Mental. A Secretaria de Saúde de Resende junto ao Conselho Municipal de Saúde e com apoio do Conselho Estadual de Saúde e parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Médio Paraíba II realizam neste sábado, dia 8, o I Fórum de Saúde Mental. O evento será online através da plataforma Zoom, das 8 às 13 horas. Já a Prefeitura de Quatis realiza nesta sexta-feira, dia 7, a 1ª Plenária Ampliada Municipal de Saúde Mental.
O fórum será aberto à toda população, com acesso no dia através do link: https://bityli.com/rqqzg9J . Durante o evento serão debatidos temas como “Saúde Mental do Trabalhador e Trabalhadora e o que sabemos sobre comunidade terapêutica”.
A superintendente municipal de Saúde Mental, Daniele Barbosa Alves Barreto, destacou que o primeiro Fórum será uma oportunidade para debater sobre os serviços de Saúde Mental do município. “Com o Fórum será possível criar propostas para os serviços e também proporcionar um melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde mental de Resende. Além disso, irá preparar o município para as próximas etapas regional e estadual para a participação da V Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá ainda neste ano. É uma oportunidade para a população resendense participar deste debate tão importante no momento atual, que é a saúde mental”, explicou Daniele.
Além disso, a população interessada no tema poderá enviar algumas propostas para os serviços de saúde mental, antecipadamente pelo link: https://forms.gle/auvyENQHTDFLaQFBA .
A 1ª Plenária Ampliada Municipal de Saúde Mental. O evento, que faz parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e será realizado no Centro de Assistência Psicossocial (CAPs) das 13 às 17 horas.
Entre os temas abordados: Desinstitucionalização: Residências Terapêuticas, fechamento de hospitais psiquiátricos e ampliação do Programa de Volta para Casa; Redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, com o psicólogo e especialista em saúde mental Renato Gomes – Psicólogo e Especialista em Saúde Mental; Controle Social e Participação Social na formulação e avaliação da Política de Saúde Mental, álcool e outras drogas, com a jornalista e professora acadêmica, Ana Lúcia Silva; Saúde do trabalhador de saúde e adoecimento decorrente da precarização das condições de trabalho durante e após a emergência sanitária com a doutora em Desenvolvimento Humano e Mestre em Psicologia, Suzi Brum e Leitos de Saúde Mental em Hospital Geral, com a educadora social, atuante na Rede de Saúde Mental em Centro de Atenção Social de Média e Alta complexidade com ampla experiência em Atenção Psicossocial, Janete Arévalo. Também haverá debates e escolhas de proposta para o fortalecimento da Política de Saúde Mental.