RESENDE
O município foi destaque no 11º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastão), realizado em Brasília, entre os dias 29 e 30 de novembro. Cerca de 200 experiências exitosas desenvolvidas em todas as regiões do país foram inscritas e apenas seis receberam a premiação do Ministério da Saúde. Resende foi representado pela equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador, por meio do Programa Saúde do Trabalhador (PST) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Médio Paraíba II.
O trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Resende foi contemplado com a melhor experiência no eixo temático “Vigilância Epidemiológica Saúde do Trabalhador” pelo trabalho intitulado “Avaliação da Situação de Saúde de Trabalhadores Rurais Segundo Análise dos Profissionais de Saúde dos Territórios”.
O objetivo do Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador foi identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas desenvolvidas nesta área em todo país.
Para o secretário de Saúde, Jayme Neto, a premiação reconhece o esforço de diversos profissionais de Resende e indica que o trabalho está no caminho certo. “Para nós, é um reconhecimento muito importante que coroa o empenho de diversos profissionais. Este trabalho, especificamente, entre muitos outros realizados em Resende, tem como objetivo identificar riscos à saúde dos trabalhadores rurais e conversar com a população sobre estratégias de prevenção e promoção de saúde na zona rural. Temos muito orgulho pelos resultados e agora pelo reconhecimento em uma premiação”, disse o secretário.