Aprovados no concurso para Guarda Municipal de Resende protestam pela demora na convocação

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Na tarde de quarta-feira, dia 09, parte dos 91 aprovados no Curso de Formação da Guarda Municipal de Resende realizaram manifestação, no final do Calçadão da Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Com apitos, pandeiro e caixa de som, aproximadamente 30 aprovados protestaram para chamar atenção do prefeito Diogo Balieiro Diniz. Eles pediam que os aprovados no Curso de Formação sejam convocados para assumir as 60 vagas do concurso público da Guarda Municipal iniciado em 2016.

De acordo com os concursados, o protesto serviu para que a administração municipal marque um encontro para falar sobre o porquê da demora na convocação e admissão dos aprovados no Curso de Formação. “A formatura do Curso de Formação aconteceu em agosto. Dos 115 convocados para o curso, 91 foram aprovados. No entanto, até agora nenhum dos aprovados foram chamados para assumirem as 60 vagas. Isso é inadmissível. Muito dos aprovados deixaram seus empregos e estão aguardando a admissão na Guarda Municipal. Tem pessoas que estão passando dificuldade porque estão desempregados aguardando a convocação“, disse Elessandro Corrêa que mudou para Resende, na esperança de ser convocado. “Eu morava em Volta Redonda e depois da formatura do Curso de Formação mudei para Resende na esperança de ser convocado no concurso, mas até agora nada”, informou Correa. Ele lembrou ainda que o Curso de Formação foi a sexta e última etapa do processo seletivo para ingresso na Corporação, teve duração de seis meses e carga horária de 720 horas. “Dos 91 candidatos que concluíram a formação, 70 são homens e 21 são mulheres. Durante o treinamento, eles receberam uma ajuda de custo no valor de 80% do salário base de um guarda municipal”, informou.

“Tem muito pai de família que está desistindo do concurso da Guarda Municipal, já que até agora está desempregado aguardando a convocação da Prefeitura e nada. Tem gente que está passando muita necessidade e estamos até doando cesta básica”, disse a concursada Maria Arlete de Faria.

Já Adriele Moraes, que mora no Rio de Janeiro está com as contas atrasadas. “Eu sai do emprego, morei seis meses em Resende para fazer o Curso de Formação. Passei em todas as etapas do concurso e até o momento ninguém foi convocado no concurso. Estou com as contas atrasadas. Queremos uma posição da Prefeitura. Ninguém dá uma posição sobre a convocação dos aprovados. Cada departamento da Prefeitura dá uma posição diferente sobre o assunto. As informações são desencontradas. Dão uma informação que estão chamando os aprovados, mas nenhum dos aprovados recebeu ainda o telegrama que dizem que enviaram em novembro”, reclamou Adriele.

“Estamos fazendo esta manifestação para ver se conseguimos uma reunião com o prefeito e também para informar à população que nenhum dos concursados de 2016 foi convocado para assumir as vagas como estão falando nas redes sociais. Queremos informações concretas”, desabafou Andressa Rodrigues.

Até a população está apoiando os aprovados no concurso. O instrutor de artes marciais e segurança, Jeferson de Almeida Siqueira comentou que a não convocação dos guardas municipais aprovados também contribui para insegurança da população. “No ano passado tivemos 60 homicídios em Resende. Se chamassem todos os 60 concursados seriam mais guardas municipais que estariam nas ruas ajudando na segurança no município. Só a presença da Corporação nas ruas ajuda a inibir algum ato ilícito na cidade”, comentou.

NOTA DA PREFEITURA

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou, por meio de nota, enviada a imprensa que o processo de convocação dos dez primeiros colocados no concurso da Guarda Municipal foi aberto no dia 29 de novembro de 2018 seguindo os trâmites internos e legais. “A Prefeitura reitera que, em breve, os candidatos vão receber um telegrama solicitando o comparecimento do candidato no local indicado no comunicado”, informou o documento.

Prefeitura informa aos aprovados que os dez primeiros aprovados no Curso de Formação já foram convocados-Divulgação

Ainda, de acordo com a Assessoria, uma comissão dos aprovados conseguiu falar, na tarde de quarta-feira, dia 09, com o secretário de secretário de Administração do município, Kaio Márcio Resende de Paiva. “O secretário atendeu os concursados e ainda mostrou que os processos foram abertos e estão em andamento. Ele ainda explicou que o trâmite interno demora um pouco, mas desde novembro o prefeito Diogo já convocou os dez primeiros aprovados”, completou a Assessoria.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos