RESENDE/ITATIAIA
Dois eventos em locais diferentes, uma única finalidade. Nesta sexta-feira, as prefeituras de Itatiaia e Resende fizeram os respectivos lançamentos do Calendário de Eventos Turísticos, que engloba as duas cidades. O primeiro lançamento ocorreu pela manhã, em Itatiaia, e o segundo à tarde, em Resende. A intenção é que, ainda este ano ainda, a iniciativa seja ampliada para abranger também Porto Real e Quatis, contemplando toda a região das Agulhas Negras.
Em ambos os eventos, estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, além dos prefeitos Kaio Márcio e Tande Vieira, de Itatiaia e Resende, respectivamente, além de secretários, empresários e outras autoridades.
O secretário destacou que esse calendário unificado facilita o trabalho de promoção do turismo dentro e fora do Estado do Rio. “A secretaria apoia muitos eventos no interior. No ano passado, foram quase R$ 40 milhões em patrocínios para mais de 40 cidades, a maioria no interior. Essa consolidação dos calendários facilita muito nosso trabalho quando oferecemos os destinos turísticos nas feiras”, afirmou, completando que a inclusão de Porto Real e Itatiaia no calendário fortalecerá ainda mais a iniciativa.
O cronograma é válido para os 12 meses deste ano, mas pode sofrer alterações e a inclusão de novas datas. “O calendário servirá de guia para entidades e pessoas ligadas ao turismo. Os eventos influenciam diretamente na ocupação hoteleira, no consumo em restaurantes e bares, no comércio local e na geração de empregos”, ressaltou o prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio.
Kaio também enfatizou que, no momento, o investimento no turismo da cidade está sendo direcionado à infraestrutura e à capacitação da mão de obra. “Teremos um polo do Senai em Itatiaia e um da Faetec em Penedo. A qualificação profissional será fundamental para o turismo hoje e no futuro”, afirmou.
O prefeito de Resende, Tande Vieira, lembrou que a cidade, por lei, é reconhecida como a Capital Nacional do Turismo de Aventura, título concedido, por meio de sua iniciativa quando era deputado estadual. “Temos paraquedismo, parapente, voo livre, cachoeiras, ciclismo, trilhas e corridas. Cada real investido no turismo pode gerar um retorno de até R$ 2 na economia, além de criar empregos e servir como porta de entrada para jovens no mercado de trabalho”, explicou.
A secretária de Turismo de Resende, Roberta Dias, destacou que a cidade será projetada além do polo industrial e mencionou alguns dos eventos que serão realizados, como: Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá, Esquadrilha da Fumaça, Bike Speed Resende, Circuito MTB, Mauá Beer, Mauá Jazz, Mauá Blues, Festival de Inverno, Supercopa Rio de Vôlei, além das corridas Tutã e Muralha. “Quando movimentamos a cidade com esses eventos, os hotéis ficam cheios, os restaurantes faturam mais, os artesãos e produtores locais também ganham”, ressaltou.
FESTIVAL DE CHOCOLATE EM PENEDO
Penedo, em Itatiaia, conhecida por sua herança finlandesa e pela famosa Casa do Papai Noel, será palco do I Festival de Chocolate, que acontecerá em abril e contará com uma parceria com Visconde de Mauá. “O mês de abril será repleto de chocolate na nossa região. As crianças poderão se divertir com brinquedos, apresentações, shows e teatro. Teremos uma fábrica de chocolate em Penedo e uma corrida de chocolate em Visconde de Mauá”, adiantou o prefeito de Itatiaia.
Além disso, Penedo será sede, também em abril, do XV Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica. Em maio, acontece a Expo Itatiaia. Já em junho, a cidade receberá o Festival de Montanhismo no Parque Nacional do Itatiaia, o Penedo Meat & Beer e as ações do Dia dos Namorados, que continuarão no mês seguinte com o evento Namore nas Alturas.
Outros destaques da programação incluem o Rock no Parque (em Penedo e Maromba), o Encontro Internacional de Motos e, a partir de novembro, o início da temporada de Natal, que envolverá Itatiaia e Resende.




