>
728x90 vacina (1)

Resende destaca ações eficientes no setor do meio ambiente

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Resende foi apontada pela consultoria Urban Systems, em ranking divulgado pela Revista Exame, como quinta melhor cidade do Estado do Rio a cuidar de seus recursos naturais. No Sul Fluminense, a cidade está em primeiro lugar neste quesito. O detalhe é que essa avaliação foi feita justamente para medir as cidades com maior potencial de desenvolvimento, levando em conta ainda itens como urbanismo e infraestrutura. Ao final do estudo, a consultoria apontou que em Resende o desenvolvimento e o cuidado com o meio ambiente andam juntos.

Para isso, a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) vem atuando fortemente e em diversas frentes no cuidado com a cidade. Um dado importante a ser ressaltado é o tratamento de esgoto de Resende. Com a mais recente inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Engenheiro Passos, Resende passou a ter 72% do esgoto doméstico tratado. O percentual é muito superior a média nacional, que não chega a 45%; e mais que o dobro da média estadual, que é de 33,57%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil. No total, 10 estações estão em funcionamento no município. O objetivo é chegar a 95%de tratamento nos próximos anos e para isso outras estações já estão sendo construídas.

A Amar promove com regularidade a coleta seletiva em Resende. O serviço é realizado no município por meio de uma parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR), que promove o recolhimento de materiais recicláveis. Os integrantes da associação fazem a coleta, triagem, enfardamento, armazenamento temporário e comercialização dos materiais recicláveis coletados no município, com apoio da Prefeitura. Além disso, há uma preocupação constante com o descarte de lixo eletrônico, um dos maiores poluidores do meio ambiente. Campanhas são feitas em datas específicas para incentivar o descarte correto, bem como pontos fixos foram instalados na sede da Amar.


MEIO AMBIENTE

Em relação ao Meio Ambiente, o governo promoveu a audiência pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é o maior instrumento de planejamento de como cuidar do lixo na cidade. O documento que será originário dos debates vai traçar as estratégias que Resende adotará nos próximos 20 anos para alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica.

A prefeitura fechou uma parceria com o Conselho da Infância e Juventude para promover a “Oficina de Educação Ambiental” e a “Oficina de Florestas”. As oficinas fazem parte do projeto ‘Plantar Florestas para colher água’, que foi criado por meio de um convênio entre a prefeitura e a Agevap, ainda em 2017.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos