RESENDE
Resende foi apontada pela consultoria Urban Systems, em ranking divulgado pela Revista Exame, como quinta melhor cidade do Estado do Rio a cuidar de seus recursos naturais. No Sul Fluminense, a cidade está em primeiro lugar neste quesito. O detalhe é que essa avaliação foi feita justamente para medir as cidades com maior potencial de desenvolvimento, levando em conta ainda itens como urbanismo e infraestrutura. Ao final do estudo, a consultoria apontou que em Resende o desenvolvimento e o cuidado com o meio ambiente andam juntos.
Para isso, a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) vem atuando fortemente e em diversas frentes no cuidado com a cidade. Um dado importante a ser ressaltado é o tratamento de esgoto de Resende. Com a mais recente inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Engenheiro Passos, Resende passou a ter 72% do esgoto doméstico tratado. O percentual é muito superior a média nacional, que não chega a 45%; e mais que o dobro da média estadual, que é de 33,57%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil. No total, 10 estações estão em funcionamento no município. O objetivo é chegar a 95%de tratamento nos próximos anos e para isso outras estações já estão sendo construídas.
A Amar promove com regularidade a coleta seletiva em Resende. O serviço é realizado no município por meio de uma parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR), que promove o recolhimento de materiais recicláveis. Os integrantes da associação fazem a coleta, triagem, enfardamento, armazenamento temporário e comercialização dos materiais recicláveis coletados no município, com apoio da Prefeitura. Além disso, há uma preocupação constante com o descarte de lixo eletrônico, um dos maiores poluidores do meio ambiente. Campanhas são feitas em datas específicas para incentivar o descarte correto, bem como pontos fixos foram instalados na sede da Amar.
MEIO AMBIENTE
Em relação ao Meio Ambiente, o governo promoveu a audiência pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é o maior instrumento de planejamento de como cuidar do lixo na cidade. O documento que será originário dos debates vai traçar as estratégias que Resende adotará nos próximos 20 anos para alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica.
A prefeitura fechou uma parceria com o Conselho da Infância e Juventude para promover a “Oficina de Educação Ambiental” e a “Oficina de Florestas”. As oficinas fazem parte do projeto ‘Plantar Florestas para colher água’, que foi criado por meio de um convênio entre a prefeitura e a Agevap, ainda em 2017.