RESENDE
A cidade de Resende completa 218 anos de emancipação política-administrativa neste dia 29. O prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo Cunha comemoram a gestão eficiente, de muito trabalho e resultados expressivos em todos os setores, sobretudo as conquistas nas melhorias de unidades e serviços de saúde e educação. O governo também investiu na infraestrutura urbana e rural, e na área social incentiva ações em favor dos menos favorecidos.
No aniversário de 218 anos, Diogo Balieiro afirma que a data é muito significativa sua gestão seguirá trabalhando para dignificar o resendense. “Essa data é muito especial para todos que amam Resende, que merece ser celebrada pela bela história que temos e, principalmente, pelo que estamos construindo juntos na atualidade. O presente que o governo pode dar é oferecer hoje uma cidade melhor do que era ontem e com um horizonte cada vez melhor no futuro. Temos de trabalhar todos os dias para que a população tenha cada vez mais dignidade, mais saúde, mais educação, mais oportunidades. Com muito esforço e dedicação da nossa equipe, felizmente estamos conseguindo. Vemos isso tanto quanto andamos nas ruas quanto quando recebemos os resultados de avaliações independentes sobre o governo”, afirma o prefeito.
Na questão da saúde básica, o chefe do Poder Executivo enalteceu as unidades de atendimento. “Estamos entre as melhores saúdes básicas do estado, nossos hospitais estão sendo reformados e modernizados. O Instituto de Segurança Pública mostrou que a segurança está melhorando. O Governo Federal confirma que, diante de todas as dificuldades e com a economia nacional ainda patinando, estamos conseguindo abrir oportunidades de empregos e negócios. São boas razões para comemorar, mas que em nada diminui a consciência de que temos muito a fazer e para melhorar”, conta.
FINANÇAS
A administração municipal demonstra equilíbrio na conduta dos recursos orçamentários. Balieiro citou alguns dos destaques da gestão financeira do Município e os projetos para ampliar a arrecadação. “Nosso primeiro ano de governo foi muito difícil, pois encontramos uma dívida a ser paga e as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Em 2017, nos debruçamos sobre tabelas, gráficos e pouco conseguimos ir às ruas como gostaríamos. Tivemos dias em que ficávamos com vários computadores e planilhas abertas na mesa, estudando formas de controlar as finanças para conseguir atender as expectativas da população. Mesmo assim, conseguimos dar início a projetos importantes, como a reforma da Santa Casa”, argumenta.
SERVIDOR MUNICIPAL
Em relação aos servidores municipais, Diogo Balieiro promoveu reajuste salarial e benefícios. Recentemente, o governo realizou também concurso público e convocou aprovados de certames anteriores. Ele comentou sobre as ações frisando que é preciso trabalhar para avançar ainda mais. “Já convocamos mais de mil aprovados em concursos e fizemos dois grandes processos de seleção em nossa gestão. Conseguimos dar um reajuste este ano a todo funcionalismo, deixando de fora os salários do prefeito, do vice, dos secretários e dos cargos comissionados. Equiparamos o salário base da administração municipal ao valor do mínimo nacional. Isso porque cerca de 1,8 mil trabalhadores da prefeitura ganhavam menos que R$ 998, em um processo de defasagem que durou dez anos. Isso acabou!”, explica, lembrando do aumento do teto salarial limite e o desejo de contribuir ainda mais para a categoria.
Ele citou que outra conquista importante foi garantir a implantação do Piso do Magistério na Rede Municipal de Educação, assim como os Agentes Comunitários de Saúde também passaram a receber o estipulado em âmbito nacional.
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Em 2017 a Prefeitura de Resende contava com unidades de saúde congestionadas e filas de pacientes aguardando diversos exames de investimento básico. Balieiro cita no aniversário de 218 anos da cidade os avanços conquistados até este momento e os destaques em sua avaliação neste setor. “A Nova Santa Casa de Resende recuperou o crédito financeiro e, principalmente, recuperou a credibilidade com a população. Foi toda reformada e segue sendo modernizada. Processo que agora estamos fazendo no Hospital de Emergência. No meio de agosto, recebemos a notícia de que Resende está entre as quatro melhores cidades com melhores serviços oferecidos na atenção básica de saúde. Já reformamos e ampliamos nove unidades de saúde nos bairros da cidade, garantindo mais dignidade para quem atende e para quem é atendido. Outros sete postos estão com obras em andamento. Temos programas de mutirões de exames, cirurgias e vacinações constantes para evitar filas”, observa.
Em sua avaliação, ressaltou os dados do Centro de Controle de Zoonoses, com recorde em atendimentos aos animais e lembrou das obras do Hospital Veterinário, em andamento na Morada da Colina. “Estamos também com as obras de construção do Hospital Veterinário em andamento e promovemos feiras de adoções. Atacamos os problemas da saúde em todas as esferas possíveis, mas é bom repetir sempre: tem muita coisa para fazer. Essa melhoria é um processo em construção levado muito a sério por nossa equipe”, disse.
EDUCAÇÃO
A Educação foi alvo de investimentos significativos com a reforma de unidades escolares e construção de creches. Os profissionais do setor buscavam melhorias salariais também. Nesse contexto, o prefeito Diogo Balieiro declarou o que projeta no setor, abrangendo tanto as unidades quanto os servidores. “Nós já entregamos 16 unidades educacionais reformadas e ampliadas. Temos três obras em andamento e uma nova unidade sendo construída. A nossa secretaria promove atividades de capacitação e atualização muito importantes, bem como vemos uma interação cada vez maior entre a escola e a comunidade. Não se pode falar que uma cidade avançou sem investimento na Educação. E a palavra é essa: investimento. Melhorar a Educação é o maior investimento em Resende”, assegura Diogo Balieiro.
OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Resende avançou em diversas obras que eram alvo de reivindicação de moradores, como a pavimentação do acesso ao Jardim do Sol e a Estrada Surubi-Bulhões. Balieiro comentou as ações e destacou o projeto para construção de nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Ele explicou que existe um projeto para a construção da ponte e aguardamos a liberação dos recursos federais para a obra sair do papel. De acordo com o prefeito, a parte da prefeitura está em dia. Com recursos disponíveis contou que fizeram muitas coisas, como o acesso ao Jardim do Sol era uma obra aguardada há mais de 15 anos. Citou também a Estrada Surubi-Bulhões, que está praticamente concluída.
EMPREGO E RENDA
O município integra a lista de cidades com saldo positivo de empregos criados, segundo o Caged. Além disso, o governo investe em ações para favorecer o empreendedorismo como o Alvará Digital e também realiza/incentiva o setor produtivo na área comercial e agropecuária através da Feira Livre da Nova Resende, Feira Sertaneja, Feira Ponta de Estoque e Domingo de Compras. Balieiro comentou sobre planos para atrair novas empresas. “Os municípios ficam sempre muito atrelados à situação econômica nacional e estadual, que por anos não andavam muito bem e somente agora começam a dar sinais de melhora. Com isso, há dificuldade da chegada de novas empresas. É uma realidade para todos os prefeitos. Mas não podemos ficar de braços cruzados e usar isso como desculpa. O Alvará Digital permitiu a abertura de muitos negócios e da regularização de tantos outros. Unir a cultura ao setor produtivo foi uma grande sacada, pois há um fomento mútuo e natural dos dois setores”, disse, argumentado que o Sine Resende, no Bairro Comercial, conta com uma equipe incansável e que busca promover o encontro do cidadão com as vagas de emprego diariamente.
INVESTIMENTOS NO TURISMO
Resende tem vocação turística e o setor também contribui para a economia. O prefeito comentou como pretende aprimorar os destinos turísticos e também colaborar para a infraestrutura do setor e estradas de acesso. “Os trabalhos nas estradas são constantes. As nossas máquinas e trabalhadores estão todos os dias em busca de deixar o caminho livre e em boas condições para produtores, turistas. Os exemplos são muitos, mas quem não se lembra da destruição causada pelas chuvas na estrada estadual que leva a Visconde de Mauá. Apesar de ser uma estrada estadual, a desobstrução e os primeiros atendimentos contaram com nossas equipes. Nesse ponto temos de ressaltar outro fato positivo: nossa frota de veículos e máquinas está sendo renovada e ampliada. Nossos servidores, que são os melhores, hoje têm muito mais condições de trabalho e fazem o melhor que podem”, disse o prefeito frisando que a prefeitura sabe da importância do turismo e tem sido uma grande parceira do setor. “Ajudamos na promoção de eventos esportivos e de contemplação, feiras, festas. Estamos trabalhando muito e com resultados muito positivos”, adverte.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
No setor da Ação Social, Balieiro comentou projetos do governo para que a cidade amplie o amparo à população em situação de rua e ainda a proteção aos idosos, crianças e adolescentes. “Nós inauguramos no meio do ano o primeiro abrigo noturno para moradores em situação de rua, que fica na Rua Pedro Braile Neto, no Centro, perto da Igreja Matriz de Resende. Nosso regimento do acolhimento prevê que os usuários do espaço permaneçam pelo prazo médio de três meses no abrigo com acompanhamento psicológico, assistência social, jantar, estrutura para higiene pessoal, atendimento técnico, entre outros serviços. Nosso abrigo noturno tem capacidade de acolher 20 pessoas por vez e possui um canil para receber os cães que, em muitas ocasiões, acabam sendo adotados pelos moradores de rua”, comenta.
O prefeito citou ainda os Centros de Referência à Assistência Social, que também buscam orientar a população em geral sobre todos os benefícios, programas e projetos que se encaixam no perfil de cada cidadão ou família. “Temos uma rede eficiente e que está sendo ampliada. Inauguramos recentemente o CRAS do Parque Minas Gerais e vamos fazer outro na Morada da Montanha. Nossa Secretaria de Esporte atua também nessa área com muita intensidade, na oferta de projetos para as crianças e adolescentes, que ficam fora das ruas praticando atividades sadias. Da mesma maneira, temos os programas para os nossos idosos”, afirma.
EXAPICOR – FESTA DE ANIVERSÁRIO
Por fim, como principal evento do aniversário da cidade o governo realiza o desfile cívico militar e também organiza a 52ª Exapicor. A festa deste ano tem atrações como shows de artistas consagrados como Jorge e Mateus e Simone e Simaria, entre outros, com entrada franca. Balieiro comentou o que o público pode conferir nesta edição da Exapicor. “É uma festa de congratulação para todo o resendense, que constrói hoje a história que será celebrada anos lá na frente. Esse é nosso compromisso com a cidade, para que lembrem de 2019 como um grande ano na trajetória do município. Como estamos todos fazendo um bom trabalho, vamos celebrar em grande estilo. E melhor, sem dinheiro público, feita através de empresas privadas” finaliza, Diogo Balieiro Diniz.
2 Comentários
Parabéns resende cresceu em todos os setores inclusive no tráfico de drogas , houve um expressivo aumento na criminalidade na cidade , saudade da época que tinha segurança nas ruas …o tráfico de drogas na área de lazer rola solto em qualquer hora do dia , a perturbação do sossego é também crônico no local nenhuma autoridade faz algo para resolver … já foi cidade boa de viver…
Poxa como falar em avanços e que muito fez , ainda mais em relação aos servidores . Tabela salarial que não se cumpre , promoções de guardas que ,mesmo determinada pela justiça que não se cumpre. Desenhar até uma criança , desenha . Marketing político parece estar sendo bem feito .