RESENDE
Os usuários de ônibus no município tiveram dificuldade de se locomover nesta quarta-feira. O motivo é que a Viação São Miguel, empresa que opera o sistema de transporte coletivo na cidade, reduziu os horários das linhas distritais e dentro do perímetro urbano. A medida foi tomada após enviar nota oficial à imprensa, anunciando aos usuários que mesmo tendo sido autorizada, por meio de decreto, para reajustar o valor das passagens, o valor não supriria a defasagem para reequilibrar as contas da empresa.
A passagem passará de R$ 4 para R$ 4,25. A Viação São Miguel está com o contrato vencido desde 2020, mas continua operando por conta de uma liminar judicial. Uma licitação acontece para ver quem ficará com a administração das linhas e, inclusive, a empresa era uma das duas participantes. Segundo informações enviadas ao A VOZ DA CIDADE, foi divulgado no boletim oficial da Prefeitura de Resende, datado desta quarta-feira, a empresa foi considerada inabilitada para participar do processo. Quem continuaria seria apenas a Itapetinga Ltda. É possível que a São Miguel faça uma interposição de recurso.
Em nota, a São Miguel disse que em quatro anos tentando fazer a licitação do transporte, a prefeitura não observou o necessário equilíbrio do contrato e que não proveu para manutenção do sistema na cidade. “A São Miguel quer neste momento não deixar a população sem transporte até que o processo licitatório seja finalizado, mas para isto, precisa que a prefeitura titular do Serviço viabilize financeiramente o transporte, para que a população não seja ainda mais prejudicada”, explica a empresa, salientando que espera resolver o problema com a prefeitura.
Nesta quarta-feira, os usuários enfrentaram longas filas e se apertaram nos veículos para não perder a condução. “Hoje, sai de casa mais cedo com medo de não ter ônibus para ir para o trabalho. No período da manhã eu consegui ônibus no horário que estou acostumo a ir para o trabalho. Já, agora a tarde, estou aqui mofando no ponto há mais de 40 minutos porque não passou nenhum ônibus para a Vila Julieta”, disse o auxiliar de escritório Murilo de Sá Ferreira, 21 anos.
O frentista José Luiz da Silva, que mora em Engenheiro Passos e tratalha no bairro Campos Elíseos, disse que ficou quase duas horas esperando o ônibus.
A Prefeitura de Resende informou, por meio de Nota Oficial, que está ciente da paralisação da Viação São Miguel e informa que está tomando todas as medidas cabíveis para minimizar os danos da redução das linhas. “Lembramos que está em curso a licitação que vai resolver o problema do transporte público do município de Resende, com regras mais rígidas, que vão garantir um serviço com mais qualidade e segurança para os usuários”, afirmou a nota.
MOBILIZAÇÃO
A Frente Popular Democrática de Resende vai realizar nesta quinta-feira, dia 9, um Dia de Mobilização em Defesa do Transporte Público de Melhor Qualidade. O ato acontece às 16h30min, na Rodoviária Augusto de Carvalho, mais conhecida como Rodoviária Velha, no Centro.
De acordo com o advogado Derik Roberto da Silva Roza, um dos coordenadores da Frente Popular Democrática de Resende, o objetivo do ato é ouvir toda a população e registrar os principais problemas relacionados ao transporte público. “Pretendemos elaborar um manifesto para encaminharmos para os órgãos interessados, bem como ao município. Além disso, queremos também reivindicar para que a o Edital de Licitação seja adequado aos termos recomendados pelo Ministério Público a fim de que possa ter a previsão de orçamento para o cobrador de ônibus. Com isso, não corremos o risco de a nova empresa de ônibus violar a lei que veda a dupla função do motorista, ou seja, ser condutor e cobrador”, explica Derik.