-A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que quatro Unidades Básicas de Saúde (USB) e da Família (UBSF) dos bairros Monte Castelo, São João, Vila Mury e Volta Grande funcionarão neste domingo de Páscoa, dia 0, de 7 horas às 19 horas, para atender a casos suspeitos de Covid-19.
As UBSFs já são referência para o atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus no município. A secretária municipal de Saúde, Conceição de Souza Rocha, disse que haverá um médico em cada unidade no atendimento à população de Volta Redonda. “Quando o paciente suspeito de Covid-19 chega a uma unidade de referência, ele é atendido primeiramente por uma equipe multidisciplinar de enfermagem, que efetua a triagem através de exames que verificam os sinais vitais, a medição da sua escala de dor e temperatura. Para em seguida encaminhar ao médico que faz outros exames, orientação, além de solicitar a coleta de material para testagem e diagnóstico da Covid-19, que é feita na própria unidade de saúde”, disse a secretária.
MATERIAL É ENCAMINHADO AO LACEN NO RIO DE JANEIRO
Nas unidades de referência à Covid-19 são feitos os exames de RT-PCR (swab) colhendo uma amostra de secreção respiratória do paciente com suspeita da doença. O material é encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. A secretária relembrou ainda que a prefeitura iniciou a contratação de novos médicos para a Atenção Básica, mas que mesmo com poucos profissionais na rede pública, a população que busca atendimento consegue, pois há médicos que atendem remotamente nas unidades de saúde.
Os hospitais São João Batista, (HSJB) e Munir Rafful (HMMR), no Retiro, Nelson Gonçalves, o antigo Cais Aterrado, UPA Santo Agostinho e o Serviço de Pronto Atendimento (Cais Conforto) funcionam 24 horas para emergências médicas.