QUATIS
A Prefeitura de Quatis realizou mais de 30 procedimentos cirúrgicos nas áreas de ginecologia e urologia no primeiro semestre de 2025, por meio de uma parceria com o município de Valença. A notícia foi dada pelo secretário de Saúde do município, Lucas Silva nesta quarta-feira, dia 18. A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, integra uma estratégia para reduzir filas de espera e garantir o acesso da população a cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos foram viabilizados por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que promove o transporte de pacientes para consultas e procedimentos em outras cidades. Foram realizados, ao todo, 30 atendimentos ginecológicos e oito urológicos.
Entre os procedimentos urológicos estão a remoção de tumores renais, retirada de fragmentos para biópsia da próstata, retirada de cálculos uretrais, desobstrução de tumores na bexiga, tratamento de hiperplasia prostática benigna e exames funcionais. Já nas intervenções ginecológicas, houve correções de deslocamento uterino, exames de imagem, vídeo-histeroscopias e cirurgias voltadas a alterações e lesões no útero e colo do útero, além de avaliações pélvicas.
Segundo o secretário de Saúde de Quatis, Lucas Silva, a meta da gestão é eliminar as filas e ampliar o acesso a exames e cirurgias de média complexidade. “Nosso compromisso é garantir a redução de filas e promover um avanço na saúde e bem-estar da população, com foco na atenção integral, cuidado especializado e resolutividade. Seguimos firmes nesta política de acesso à cirurgia eletiva e em melhorias contínuas na saúde pública da cidade”, afirmou.