VOLTA REDONDA
Após um leve recesso com a conclusão de sua terceira temporada, ocorrida em junho, o evento ‘Pequenas Leituras’ lançará sua quarta temporada no dia 11, quinta-feira, a partir das 20 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda, com entrada gratuita e o público só paga o que consumir no local.
Apresentado pelo Grupo Cênico Estudarte, o ‘Pequenas Leituras’ teve seu início em 2019 e conquistou o público da região trazendo duas temporadas antes da pandemia. Retornou em janeiro de 2022 com mais uma temporada e agora começa sua quarta, que está prevista para ocorrer até janeiro de 2023.
Seguindo o costume de quatro integrantes do Estudarte sendo escalados por episódio, desta vez o público poderá ver Fábio Mendes, Ramon Amorim, Rita Mendes e Rodrigo Hallvys (que assina a direção geral do trabalho) fazendo a leitura dos textos escolhidos para a edição.
-São textos sobre assuntos onde o público sempre dá gargalhadas. Seja por elementos surpresa ou por alguma identificação com personagens. Textos curtos, escritos para trabalhos de audiovisual, os quais usamos como técnica de dublagem, expondo a criação e a improvisação baseada no que é trabalhado nas vozes durante nossas oficinas de atores. explica Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, responsável pela produção do evento.
Segundo o diretor, o trabalho acabou trazendo um diferencial para a região Sul Fluminense em 2019, quando foi inaugurado. “Não víamos algo do tipo aqui na região e era algo que eu consumia muito no Rio de Janeiro. Funciona para o público que gosta de assistir e se divertir com algo diferente e simples, ao mesmo tempo que possibilita mais expansão vocal para o repertório dos atores que estão construindo diversas personagens”, comenta.
COMICIDADE E REFLEXÃO
Levar propostas de reflexão ao público é um dos objetivos do Grupo Cênico Estudarte desde a sua fundação, em 2003. Depois de quase vinte anos, embora muita alteração técnica tenha ocorrido no desenvolvimento e maturidade do grupo, a proposta se mantém de pé. No caso do ‘Pequenas leituras’, grande parte do texto é voltado à comicidade ligada à reflexão. O evento traz a cada episódio uma média de trinta a quarenta textos com assuntos diversos, abordados em grande parte por vozes e ritmos cômicos.
-É engraçado como funciona isso. Como eu entrego os blocos de textos faltando apenas uma hora para entrarmos em cena, o elenco não tem possibilidade de memorizar, criando aí a improvisação e utilizando as vozes que eles já vêm trabalhando em nossas oficinas de atores. Então por vezes um texto dramático acaba saindo com aspecto cômico e uma ou outra vez um texto cômico sai tragicamente dramatizado. Seja como for, o público acaba rindo porque sempre rola uma surpresa de como cada ator propõe o desfecho dos textos através das vozes.
O diretor ainda afirma que o trabalho de dublagem passa a ser desenvolvido através do projeto. “Estamos falando de atuar através das vozes. Embora também utilizemos nossos corpos no momento do evento, o comando principal é a consciência vocal na leitura. Então há todo um trabalho de preocupação com a higiene vocal, com a articulação, com a hidratação e a respiração. Além do ritmo de leitura, foco e concentração. Afinal, lemos andando em maio à plateia. Isso traz uma familiaridade dentro do próprio espaço cênico e todos se divertem”, finaliza.
SERVIÇO
Pequenas Leituras – 4ª temporada – Primeiro Episódio. Dia 11 de agosto, às 20 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Elenco: Fábio Mendes, Ramon Amorim, Rita Mendes e Rodrigo Hallvys. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Fotografia: Divulgação / Deivid Camões. Entrada Gratuita.