Festival São João Marcos resgata memória e história do município

0

RIO CLARO

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos realiza hoje O ‘III Seminário de Memória e História’. O encontro faz parte da programação do evento ‘Festival São João Marcos’  e tem o objetivo de compartilhar conhecimento produzido no âmbito do projeto do Parque com a comunidade acadêmica, na ocasião, professores e estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp) participam do evento.

A programação do evento é gratuita e acontece entre as 10 e as 15 horas, e inclui, a palestra ‘Fragmentos da memória para o Programa Educativo Cultural São João Marcos’, ministrada pela historiadora e educadora Tainara Lins, mestranda em Estudos Avançados em Patrimônio Cultural (Universidad de Jaén – Espanha); palestra ‘A criação e representação da memória de uma cidade nos cinco primeiros anos do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos’, por Heidi Ferreira da Costa, mestranda em Memória Social na Unirio; palestra ‘A importância da história e da memória para o gerenciamento do projeto’, por Zeca Barros, professor, consultor na área de políticas públicas para cultura e gestor do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos; oficina de brincadeiras antigas. O encerramentos será com almoço no Quiosque São João Marcos, inspirado nos pratos resgatados do livro de receitas de Dona Cidinha, ex-moradora da antiga cidade e que fazem parte do plano de valorização das tradições culturais de São João Marcos.

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Inaugurado em 2011, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultural da Light mantido com o patrocínio da empresa em Rio Claro (RJ), através do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. O Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) é a instituição parceria da Light na gestão do equipamento cultural.

O local funciona de quarta a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Sábado e domingo, das 9 às 17 horas.

 

 

 

Deixe um Comentário