PORTO REAL
O prefeito Alexandre Serfiotis anunciou, nesta terça-feira, dia 25, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a Stellantis, para a implantação da primeira Escola Profissionalizante do município. O projeto disponibilizará 160 vagas para cursos gratuitos de capacitação.

Nova Escola Profissionalizante será implantada no prédio onde funcionava a Creche Professora Cacilda Verri Marassi – Fabiano Sabino/PMPR
A Prefeitura cederá o prédio onde funcionava a Creche Professora Cacilda Verri Marassi, que foi realocada. A Firjan/Senai ficará responsável pelos instrutores, enquanto a Stellantis fornecerá os equipamentos necessários para os cursos. Os 100 alunos do curso de operador industrial multiprofissional, voltado à Stellantis, terão oportunidade de integração à linha de produção da montadora após a conclusão do treinamento.
Segundo Serfiotis, a implantação da Escola Profissionalizante é um marco para o desenvolvimento econômico local. “A parceria com a Firjan/Senai e a Stellantis reforça nosso compromisso com a capacitação profissional, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também fortalecendo o setor industrial da cidade. A iniciativa representa mais oportunidades de emprego e qualidade de vida para nossa população”, destacou o prefeito.
Cursos oferecidos
Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, na primeira fase do projeto, serão abertas 60 vagas para os cursos de assistente de controle de qualidade; assistente operacional de logística e almoxarife.
Além disso, outras 100 vagas serão destinadas ao curso de operador industrial, com foco na linha de produção da Stellantis. A previsão é que as aulas comecem ainda no primeiro semestre deste ano.