Projetos para crianças com diabetes tipo 1 serão debatidos pela Câmara de Vereadores de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto (PL), recebeu, na quinta-feira, dia 27, um grupo de pais e responsáveis de crianças com diabetes tipo 1, que são alunos da Rede Municipal de Ensino. A reunião, que contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Osvaldir Denadai, teve como principal objetivo iniciar debates sobre necessidades de crianças com diabetes dentro das escolas, como a capacitação de profissionais para monitoramento glicêmico e administração de insulina em caso de necessidade.
Uma das presentes no encontro, Paola de Souza, mãe de gêmeos com diabetes tipo 1 e que estudam na Escola Municipal Wladir Telles, explicou a necessidade de políticas públicas para atender essas crianças. “Hoje, como não há profissionais habilitados e capacitados para fazer esse monitoramento e aplicação de insulina, há o risco da criança ter uma crise. Eu passo a tarde toda na porta da escola dos meus filhos. Isso porque pode ocorrer alguma emergência com eles e não tem ninguém na escola capacitado para socorrê-los”, disse a mãe.
SOLICITAÇÃO DOS PAIS
A solicitação dos pais é que ao menos um funcionário de cada escola pudesse ser capacitado para esse tipo de atendimento. Eles citaram legislações vigentes em São Paulo e em Vitória, no Espírito Santo, que trata sobre esse assunto. Presente ao encontro junto da assessoria técnica da secretaria de Educação, o secretário Osvaldir Denadai disse que o tema já estava sendo debatido pela pasta. “Deixo meu compromisso de que a SME irá avançar nessa demanda. A gente já estava realizando um estudo para saber como elaborar essa questão. Vamos buscar a integração com a Secretaria de Saúde, levantar medidas adotadas em outras cidades, mas vocês têm meu compromisso”, destacou o secretário.
O vereador Edson Quinto, que organizou o encontro, disse que uma nova reunião já foi agendada para meados de julho, onde os participantes deverão apresentar de forma oficial propostas para solucionar a demanda, como a criação de um projeto de lei. Destacou que é uma questão séria e requer toda a atenção. “Vamos realizar mais um encontro para debater juntos um projeto de lei que possa atender as necessidades das crianças com diabetes tipo 1 e seus responsáveis”, destacou o presidente do Legislativo, lembrando que é preciso criar uma normativa que seja executável. “Vamos fazer isso em parceria com todos os envolvidos no tema”, concluiu o presidente.

 

Deixe um Comentário