ANGRA DOS REIS
Orquídeas sem valor comercial, doadas para a Secretaria Municipal de Urbanização Parques e Jardins pelo supermercado Zona Sul, são transformadas em oportunidades de renda, empreendedorismo e sustentabilidade. O projeto YVOTY-RÔ (Casa de Flor) realiza Oficinas de Orquidário com as mulheres da Aldeia Sapukaí para promover sua autonomia financeira, fortalecendo as tradições culturais do povo Guarani e a participação feminina na comunidade.
As oficinas ocorrem todas as segundas-feiras pela manhã, uma vez por mês, e ensinam como fazer o manuseio e plantio das orquídeas, usando produtos naturais como alho, babosa e canela em pó. A Aldeia Sapukaí localiza-se a cerca de seis quilômetros da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Bracuí, em uma área montanhosa e cercada pela Mata Atlântica. Posteriormente, as alunas podem vender as orquídeas na Praça do Porto, no Centro da Cidade. “Aprendi na oficina a cuidar das orquídeas, preservar a natureza e amar as flores”, destacou a indígena Priscila Arabeniti.
A parceria com o supermercado Zona Sul começou em julho de 2023. A empresa repassa para a Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins as orquídeas descartadas (que não foram para venda). Para as mulheres da aldeia, esse projeto é uma oportunidade de aprender uma nova atividade, além do seu artesanato tradicional. “Tenho muito orgulho desse projeto”, declarou Beth Brito, secretária municipal de Urbanização, Parques e Jardins. “Temos também o projeto Meliponário, em que resgatamos as madeiras que sobram dos bancos e confeccionamos casinha para as abelhas, possibilitando a produção de mel. Os dois projetos são importantes para o regaste cultural e religioso da tribo”, complementa.