MACAÉ/PARATY
São Martinho é escolhida para participar de expedição inédita realizada em uma canoa polinésia no litoral do estado do Rio de Janeiro. A viagem iniciou-se dia 31 de janeiro, na praia Imbetiba, em Macaé, com previsão de duração de 30 dias. Já o final está previsto para acontecer na praia do Pontal, em Paraty, após percorrer 15 municípios do litoral carioca.
Protagonizada pela idealizadora do Projeto “Vou de Canoa”, Luiza Perin, e o historiador Wagner Cataldo, que desenhou e construiu a canoa, o projeto que dá nome à expedição tem patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e pretende impactar 250 crianças da rede pública de ensino.
Dentre as paradas programadas, a São Martinho foi uma contemplada e terá a chance de levar seus beneficiários (as) para participar de uma exposição sensorial onde os mesmos poderão tocar em conchas, corais, ossos de baleia, arcada de tubarão e demais elementos naturais que compõem a coleção de curiosidades marinhas do projeto. A equipe formada por biólogos, educadores e remadores irão se revezar com trocas de guarnição nas paradas para pernoite e eventos ao longo da costa. Já a chegada no posto 3 da praia do Flamengo está prevista para acontecer no dia 10 de fevereiro pela manhã.
No ano passado a São Martinho formalizou uma parceria com a EVM Ocean para dar início a oficina de canoagem realizada na Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar educação ambiental para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. No instagram do projeto “Vou da Canoa” tem alguns materiais já produzidos a respeito da expedição: https://www.instagram.com/projetovoudecanoa/reels/