Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande flagra dezenas da espécie galha-preta no mar da Costa Verde

Por Carol Macedo
whatsapp image 2025 05 15 at 09.19.09

ANGRA DOS REIS

Considerada uma espécie ameaçada de extinção, dezenas de tubarões Tubarões galha-preta foram vistos, recentemente, na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde. A aparição foi registrada pelo Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande e aconteceu na Enseada de Piraquara de Fora, área que integra a Estação Ecológica de Tamoios – unidade de conservação marinha de proteção integral.

Esta não seria a primeira vez que a espécie é vista na Baía da Ilha Grande. Desde 2016, pesquisadores estão estudando o local depois que mais de 100 tubarões foram encontrados no mar nesta mesma época do ano. Nesta aparição recente, o número de tubarões flagrados ainda não tinha sido contabilizado até a tarde desta quinta-feira, dia 15.

Segundo o chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio, de Paraty, Anderson Nascimento está iniciando a temporada de visita dos tubarões. “Essa ocorrência, bastante aglomerada, está despertando muito interesse e pesquisar para entender os fatores envolvidos. A água quente e calma da Baía parece que foi ‘descoberta’ pela espécie e a cada ano, no período de outono e inverno os registros estão crescendo”, disse o chefe

De acordo com o Instituto Mar Urbano, alguns dos indivíduos registrados nesta aparição eram fêmeas grávidas. O que fortalece alguns estudos que também sugerem que a variação térmica do mar pode favorecer a presença da espécie no estágio reprodutivo, já que as temperaturas elevadas ajudam o desenvolvimento embrionário e a digestão, podendo até reduzir o tempo de gestação.

Na semana passada, a Enseada de Piraquara de Fora foi oficialmente incluída na lista de Áreas Importantes para Tubarões e Raias da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Sobre a espécie tubarão galha-preta

Os tubarões Gralha-Preta são animais considerados inofensivos e “tímidos”. Eles são ameaçados de extinção por causa da sobrepesca.

De acordo com pesquisadores, a espécie pode passar de dois metros e meio de cumprimento e pesar entre 80 quilos e pouco mais de 100 quilos.

Apesar de estar em extinção, a carne do tubarão costuma ser encontrada com facilidade no mercado.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos