Projeto sugere meia entrada para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista em eventos culturais

De autoria da vereadora Paola da Pizzaria, benefício também vai valer para um acompanhante maior de 18 anos

Por Roze Martins
15 02 2023 vereadora paola da pizzaria arquivo vc

BARRA MANSA

Está em tramitação, na Câmara de Barra Mansa, um projeto de autoria da vereadora Paola da Pizzaria (PDT), que garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a um acompanhante, o benefício da meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos realizados no município. O projeto determina que os locais que organizam os eventos desse tipo deverão reservar, no mínimo, 2º do total de ingressos disponíveis para a venda com benefício da meia-entrada para esse público e seus acompanhantes. O estabelecimento que não cumprir ficará sujeito a penalidades.

Conforme explicou Paola. para fazer uso do benefício a pessoa com TEA deverá apresentar, no momento da compra do ingresso, um documento oficial que comprove o diagnóstico, conforme previsto na legislação. Para o acompanhante será necessária a comprovação de que tenha mais de 18 anos. O projeto, segundo ela, foi protocolado na Casa há quase um ano e a expectativa é que a lei seja sancionada até o final deste mandato.

“O objetivo desse projeto é garantir o direito à meia-entrada para pessoas com TEA e a um acompanhante em diversas atividades como cinema, teatro, espetáculos esportivos e shows. A inclusão social dessas pessoas é um desafio que requer o envolvimento de toda a sociedade. O acesso a eventos culturais e esportivos é crucial para proporcionar experiências enriquecedoras e para contribuir em seu desenvolvimento social e emocional”, destacou a vereadora.

Segundo Paola, o que ainda se observa é que muitos portadores de TEA enfrentam obstáculos para participar de algumas atividades devido à falta de adaptação por parte da sociedade. A concessão da meia-entrada, de acordo com ela, vai ajudar a reduzir essas barreiras e a presença de um acompanhante será fundamental para garantir o conforto e a segurança do portador.

“A aprovação deste projeto de lei traz uma mensagem importante à sociedade, promovendo a conscientização sobre as necessidades das pessoas com TEA, e incentivando práticas inclusivas em estabelecimentos culturais e desportivos. Essa proposta está em conformidade com legislações federais e internacionais que visam proteger os direitos das pessoas com deficiência, incluindo o TEA”, concluiu a vereadora.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos