RESENDE
Os estudantes da Escola Municipal Lídia Pires, no bairro Itapuca, terão uma surpresa quando retornarem a unidade escolar no próximo dia 04 de fevereiro. A prefeitura, por meio do programa “Revitaliza Resende” está realizando obras para reforma geral e manutenção da escola. Os trabalhos vão melhorar a qualidade do espaço tanto para os 232 alunos quanto para os mais de 30 funcionários que trabalham na escola.
A escola atende alunos do Pré ao 5° ano do Ensino Fundamental, no primeiro e no segundo turno. No terceiro turno, a unidade recebe estudantes com faixa etária entre 18 e 29 anos, no Programa Projovem Urbano. Antes das reformas chegarem, os alunos e funcionários conviviam com uma série de problemas estruturais, que estão sendo sanados a partir das obras em andamento, que começaram na semana passada. Infiltrações, rachaduras e outras marcas provocadas pelo tempo sem a atenção devida do poder público estão na lista de problemas enfrentados na unidade.
As obras compreendem colocação de forro em todas as salas de aula, na sala de recursos, dos professores e de orientação pedagógica e educacional. O mesmo serviço será feito na cozinha, refeitório e nos banheiros. Também haverá revisão da instalação elétrica em geral e da parte hidráulica. O projeto prevê ainda a reforma dos banheiros dos alunos, masculino e feminino. Já os funcionários ganharão um novo banheiro. Haverá a instalação de lavatórios e um escovódromo, bem como está garantida a chegada de um novo bebedouro. As janelas estão passando por uma revisão e aquelas que não estiverem em bom estado serão trocadas. Haverá limpeza do telhado e fechamento de vãos abertos para impedir a entrada de animais e possíveis infiltrações com as águas das chuvas. As canaletas serão desentupidas e a escola ainda será toda pintada, pronta para ganhar novo projeto visual de identificação.
Novos materiais para a educação pública
A prefeitura, por meio da secretaria de Educação do município, começou a distribuir os novos materiais escolares para todas as escolas que compõem a rede municipal de ensino. Os conjuntos, que acompanharão a trajetória escolar dos alunos neste ano, são compostos por caderno, lápis, borracha, caneta esferográfica, lápis de cor, caderno meia pauta e outros materiais importantes para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Os estudantes também vão receber novos conjuntos de uniformes, que também beneficiarão os mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino, e estão sendo distribuídos desde o ano passado.
Vale lembrar que a prefeitura, por meio do programa “Revitaliza Resende”, já recuperou 17 escolas e segue realizando intervenções em outras nove unidades, desde ampliação, revitalização completa até construção de uma nova escola no bairro Parque Minas Gerais, na região das Barras.