>
a voz da cidade 970 x 150 px

Projeto Música nas Escolas completa 16 anos de muitas realizações

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

São 16 anos de criação do Projeto Música nas Escolas, atuante em toda a rede municipal de educação. Um projeto que começou do zero e hoje toma grandes proporções, sendo reconhecido internacionalmente. Prova disso é que em novembro a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tocará com o renomado violinista russo Maxim Vengerov, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

De acordo com o idealizador e maestro Vantoil de Souza, para o futuro boas projeções: a tão esperada sala de concertos, a ampliação do projeto para outros estados e municípios, a criação de um polo de manutenção e fabricação de instrumentos musicais, além da instalação de uma escola musical em tempo integral. “A sala de concertos será de grande importância para a população, iremos oferecer lazer e cultura com ainda mais qualidade. Um outro plano é a manutenção dos instrumentos. Hoje se conserta instrumentos em grandes centros,  é mais caro e há a demora na entrega. Com o projeto autossuficiente de manutenção, iremos otimizar tempo, com economia e ainda oportunizar emprego para os nossos jovens”, destaca.

Além disso, com a parceria entre o projeto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a criação de um polo de formação superior, dentro do projeto. “Outro é a criação da escola em tempo integral. O aluno frequenta as aulas regulares e contraturno estará na escola de música. Nossa ideia é expandir o projeto para outras cidades, e com isso, gerar emprego para os nossos alunos. Temos convite de uma cidade de outro estado para isso”, informa o Maestro.


Para ele, como forma de brindar o bom ano da OSBM, foi realizado  no mês de julho o 3° Festival Internacional de Música do município, com grandes da música mundial, além do III Encontro Brasileiro De Trompistas/IV Encontro Latino Americano De Trompistas.

Quando tudo começou

Tudo nasceu da ideia do maestro Vantoil de Souza, a pedido do prefeito da época. Ele, já ministrava algo parecido na igreja no qual era pastor, e resolveu engrandecer o projeto. “Queria algo que fosse cíclico, e não apenas um grupo que pudesse ter fim em algum dia. Montei o projeto criado como um grande sistema educacional, todos os alunos da rede estão envolvidos, desde a pré-escola, ao mestrado. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) é o grande resultado desse processo”, destaca o maestro acrescentando que do projeto, resultou a parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que abriu um curso de graduação em música e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o mestrado na área.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos