ITATIAIA
O governo municipal de Itatiaia está incentivando a prática empreendedora de mulheres, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RJ), através do projeto Mulheres Empreendedoras. Integrada com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, a ação promove encontros de gestores do setor da economia e mulheres de diversos segmentos, faixas etárias e conhecimento da sociedade local. A cada encontro elas recebem capacitação sobre empreendedorismo que é a capacidade de criar, realizar e coordenar projetos ou negócios.
Na quarta-feira, 23, as mulheres estiveram reunidas no Núcleo de Qualificação e Emprego, no Centro. Na ocasião, receberam novos conhecimentos durante a palestra ‘Ideias Criativas’, ministrada pelo consultor do Sebrae, Jayme de Souza Filho. Os encontros do projeto são quinzenais, o próximo ocorrerá no dia 4 de setembro, às 17 horas. “Esperamos que as moradoras abracem essa oportunidade. Nosso público-alvo são as mulheres que exercem atividade formal ou informal de geração de renda como artesãs, cozinheiras, costureiras, etc. Queremos auxiliar na geração de negócios na área de economia criativa a partir do princípio do associativismo, criando assim um coletivo de mulheres”, relatou o assessor técnico da Secretaria de Trabalho, José Leon Zylbersztajn.
O governo local tem como proposta contribuir para fomentar os negócios na área de economia criativa, a partir do princípio do associativismo. Por meio do projeto, as participantes tem a oportunidade de trocar informações e compartilhar experiências empreendedoras.
O diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento, Marcelo Toledo, disse que o empreendedorismo favorece a geração de emprego. “Creio que toda iniciativa de incentivo é de grande relevância. Principalmente para as mulheres empreendedoras, que estão se dedicando cada vez mais para a manutenção e sucesso de sua empresa”, afirma.