BARRA MANSA
Alunos das Escolas Belo Horizonte, no bairro Vista Alegre, e Leonísio Sócrates Batista, no Roberto Silveira, ambas em Barra Mansa, serão contemplados com o Projeto ‘Cinemateca, Escola e Vida’. A iniciativa e patrocínio do projeto são da MRS Logística, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Grupo Incentivar e apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A cinemateca conta uma biblioteca contendo 150 livros diferentes de obras editoriais infantis, sendo um deles em braile, direcionado à educação de alunos com deficiência visual, além de 40 mídias de DVD socioeducativas e um sistema de home theater. A utilização da cinemateca visa atender a demanda dos alunos e da comunidade, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas.
A gerente de Educação Básica, Saionara Maciel, informou que a previsão é de que a estrutura chegue às escolas dia 1º de agosto “A montagem será feita no sábado, 3 de agosto, e a inauguração no dia 14”, detalhou.
Para o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o Projeto vai possibilitar a criação de hábitos de ver filmes e a partir da ação, fruir e exercitar o pensamento. “Simultaneamente, os alunos da Educação Infantil e anos iniciais estarão adquirindo cultura diversas e uma compreensão do mundo no qual está inserido”, analisou.
Segundo o supervisor de marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro, a finalidade da proposta é promover a integração social e democratizar o acesso à cultura. “Toda criança tem direito a cultura como forma de expandir seu universo, alimentar sua imaginação e aprender. Esse projeto quer aprimorar ainda mais esse direito aos estudantes barra-mansenses”, destacou.