BARRA MANSA
Um espaço lúdico, interativo e dinâmico, que envolve todos os alunos e professores da rede. Assim é o Projeto Leiturar, da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa que acontece amanhã das 8 às 16 horas no ginásio do Ilha Clube, no bairro Ano Bom, recebe a III edição do Projeto Leiturar, da Secretaria Municipal de Educação.
Com o tema ‘Leiturar – Fora da Estante’ a atividade visa incentivar o hábito da leitura e fomentar as manifestações culturais relacionadas à literatura, estimulando, envolvendo e despertando na população, o interesse por obras nacionais e internacionais.
A programação conta ainda com contação de histórias, leitura deleite, cantinho de troca de livro, sala de autores, mostra das unidades escolares, palco de apresentações, concurso literário com votação dos poemas de maiores destaques.
O secretário de Educação, Vantoil de Souza, comentou sobre a origem do Projeto Leiturar e o desafio do hábito de leitura em tempos de Internet. “Há cerca de três anos, a Gerência de Educação Básica identificou a necessidade de implementar uma ação que criasse em nossos os alunos o hábito de leitura. As formas de escrita adotadas pelos jovens nas vias de comunicação do meio virtual e a maneira como os professores trabalhavam essa questão em sala de aula foi um dos pontos que mais nos chamou a atenção à época. Nos dias atuais, alguns especialistas criticam duramente as abreviações e argumentam que as expressões utilizadas nas redes sociais prejudicam as formas adequadas da língua”, destaca o secretário.
Ainda de acordo com Vantoil, no entanto, algumas pesquisas têm apontado que as crianças e adolescentes que crescem se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta e rica em detalhes. “Dentro desse contexto, o que realmente fica para nós, educadores, é que o exercício da escrita e da leitura leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas. Essa é a nossa finalidade. Entendemos que ler e escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor as ideias e exercitar a destreza da escrita de um bom texto”, cita.
O secretário destaca que em três anos de desenvolvimento do projeto Leiturar é possível perceber a evolução do mundo imaginário e crítico dos alunos. “A leitura tem um poder transformador. Aquele que lê adquire mais conhecimento, tem vocabulário melhor, se expressa melhor, tem a curiosidade e a imaginação despertas. Outro detalhe de extrema importância, quem lê consegue formar opinião crítica sobre o cotidiano. Por isso o nosso tema ser focado nos livros fora da estante. Livros precisam ser folheados, manuseados, e os textos marcados, lidos e relidos”, conclui.