Orquestra Juvenil de Barra Mansa realiza concerto pelo aniversário da cidade

0

Em comemoração ao aniversário de 185 anos da cidade, celebrado em 3 de outubro, a Orquestra Sinfônica Juvenil do Projeto Música nas Escolas realiza hoje, a partir das 20 horas, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), no Centro, um concerto que terá a regência do maestro Werley Nicolau. O evento contará com a participação do trompetista Alexandre Inácio e de atores do grupo teatral barra-mansense Coletivo Sala Preta.

No repertório do concerto estão obras de J.Sibelius, G.F.Händel e G.Bizet, além das músicas tocadas no espetáculo teatral “Nasce uma Cidade”, que é encenado pelo Coletivo Sala Preta. Junto à orquestra, atores do grupo cantarão as músicas.

Ao falar sobre o espetáculo, especialmente preparado para a ocasião, o maestro Werley Nicolau destacou que tudo foi preparado com muito carinho e que é uma grande oportunidade para os jovens músicos. “Preparamos esse concerto em homenagem ao aniversário da cidade com muito carinho. A Orquestra Sinfônica Juvenil é formada por jovens que se preparam para ingressar na Orquestra Sinfônica e essa é uma oportunidade para mostrarem seu trabalho, sua evolução. E nada melhor que ter futuros grandes músicos tocando para celebrar o grande futuro que esperamos pra nossa cidade”, destacou Nicolau.

A ORQUESTRA

Os músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil são alunos dos polos de prática instrumental do projeto, com faixa etária de 10 a 18 anos, e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Orquestra é composta por 80 músicos entre alunos e bolsistas do Projeto Música nas Escolas. A eles é dada a oportunidade de continuar sua carreira musical na OSBM através de audições constantes.

O MAESTRO

Werley Nicolau é natural de Barra Mansa, formou-se bacharel em trompa pela UFRJ. Obteve aulas de regência, além da master class com o renomado maestro Isaac Karabtchevsky. Integra o Projeto Música nas Escolas desde sua implantação, sendo trompista e professor.

O SOLISTA

Alexandre Inácio é graduado em trompete pela UFRJ e licenciado em Educação Artística pela UCM. Desde 2009, atua como primeiro trompete solo na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e também leciona no Projeto Música nas Escolas.

O COLETIVO TEATRAL

O Sala Preta é um coletivo de artistas que desde 2009 realiza ações artísticas culturais em diversas linguagens. No projeto “Nasce Uma Cidade”, celebra a memória do Médio Paraíba Fluminense, em um grande cortejo cênico, que percorre as ruas de Barra Mansa.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !