BARRA MANSA
O Colégio Estadual Baldomero Barbará, realizou nesta quarta-feira a 1ª edição do Projeto Jornada do Futuro. A iniciativa contou com inúmeras palestras e stands da Faeterj, Sest/Senat, Senai, Saint Gobain, CNA, ICT, UGB, que auxiliaram os alunos sobre formação acadêmica, técnica e mercado de trabalho.
O projeto é organizado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro- Campus Volta Redonda (IFRJ), através dos alunos do Projeto Residência Pedagógica que atuam dentro do Baldomero Barbará. O IFRJ também foi o responsável pela ministração das palestras.
De acordo com a professora de Matemática e coordenadora do projeto, Cristina Gama a Jornada do Futuro tem por objetivo dar novas perspectivas e reflexões para os alunos, além de incentivar a busca pelo conhecimento e evitar acomodações. “O projeto surgiu da preocupação com a falta de perspectivas e sonhos de nossos alunos. Muitos vêm de origem simples, os pais não tiveram oportunidade de seguir em frente com os estudos, e por conta disso, os filhos ficam ‘travados’. Então, com essa série de palestras, e orientações profissionais, provamos que é possível sim, ter sonhos altos e alcançá-los. E a escola, é o início de todo esse caminho”, destaca a professora.
A diretora da instituição, Regina Dornas, destaca que o projeto é uma inovação nas escolas públicas. “O projeto é pioneiro, e teve uma adesão positiva dos alunos que poderiam se inscrever em até duas palestras. As parcerias também empolgaram a muitos que puderam conhecer um pouco mais sobre as necessidades do mercado de trabalho”, completa.
O evento contou com palestras sobre inteligência emocional, ética na formação do professor, a matemática do futuro, desenvolvimento de games indie e mercado de games no Brasil, futuro da robótica, valorização da vida, empregabilidade, tecnologias automotivas, fundação filosófica das teses cosmológicas modernas, educação inclusiva, mulheres na ciência, entre outras.