Solos de trompete marcará concerto da OSBM no Instituto Cultural Municipal, em Barra Mansa

0

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) realiza na quarta-feira, dia 28, o segundo concerto da Temporada 2018. Ele acontece no Instituto Cultural Municipal, em Barra Mansa, às 20 horas, com entrada franca e censura livre. Com regência de Nilton Soares, a apresentação terá a participação dos trompetistas Alexandre Inácio e Filipe Fraga, solistas da OSBM. No repertório, obras de Villa-Lobos, Vivaldi e Mozart.

Segundo o diretor Artístico da OSBM, Vantoil de Souza, junto a músicos e regentes convidados, essa temporada será marcada também pela maior participação de solistas da própria orquestra. “Nossa temporada tem por característica receber convidados com o objetivo de proporcionar à população a oportunidade de ver esses artistas, tanto do Brasil, quanto de outros países, se apresentando com a orquestra, além, é claro, de promover um intercâmbio, uma troca de experiência com nossos músicos. Mas, esse ano, vamos abrir um espaço maior para solistas da própria orquestra, para que o público possa conhecer melhor o talento e a qualidade desses profissionais”, explicou Vantoil.

O concerto será aberto com “Bachianas Brasileiras No 9”, do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Essa obra faz parte de uma série de nove composições em que foi fundido o riquíssimo material folclórico brasileiro ao estilo do consagrado compositor Bach.

Em seguida, a OSBM executará o “Concerto Para Dois Trompetes”, do compositor italiano Antonio Vivaldi, contando, nesse momento, com a participação dos solistas Alexandre Inácio e Filipe Fraga. Para encerrar a noite, será apresentada a “Sinfonia No 41 em Dó Maior”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Também denominada “Jupiter”, foi sua última sinfonia, escrita em 1788, três anos antes de sua morte.

O prefeito Rodrigo Drable (MDB) destacou a iniciativa. “É um grande incentivo para nossas crianças. Assim, elas poderão ver que podem seguir uma carreira, ter a música como profissão, a exemplo de muitos músicos da orquestra que iniciaram seus estudos no Projeto Música nas Escolas”, comentou o prefeito.

Para o presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, é muito importante abrir esse espaço para solistas da Orquestra, valorizando a “prata da casa”. “Temos músicos de altíssima qualidade compondo nossa orquestra e é muito importante valorizar e dar visibilidade ao trabalho desses profissionais. Tenho certeza de que quem for ao concerto vai ter uma grata surpresa com essa apresentação”, declarou o presidente da associação.

Deixe um Comentário