Projeto Futuro oferece aulas de artesanato para crianças da Casa Abrigo em Angra

Atividades são realizadas semanalmente e, entre outros, visam proporcionar um ambiente acolhedor e educativo

Por Tânia Cruz
projeto futuro oferece aulas de artesanato para crianças da casa abrigo em angra divulgação11

ANGRA DOS REIS
O Núcleo Educacional, Cultural e Esportivo Sesquicentenário (NECES) em parceria com a Casa Abrigo, celebra o sucesso das aulas de artesanato oferecidas às crianças assistidas pela instituição. A ação, que faz parte do Projeto Futuro, tem trazido novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens em situação de vulnerabilidade.
As aulas de artesanato, realizadas semanalmente, têm como objetivo ensinar habilidades manuais às crianças, além de proporcionar um ambiente acolhedor e educativo.
Para Miguel Alves, representante da Loja Maçônica Sesquicentenário, a parceria com a Casa Abrigo tem sido fundamental. “É gratificante ver como o Projeto Futuro, em conjunto com a Casa Abrigo, está fazendo a diferença na vida dessas crianças. O artesanato não é apenas uma atividade recreativa, mas uma ferramenta poderosa de inclusão social e desenvolvimento pessoal”, afirma Miguel.
GOSTANDO DAS AULAS
Para a coordenadora da Casa Abrigo, Gabriela Durães, o Projeto Futuro tem proporcionado tardes incríveis aos acolhidos. “O projeto tem promovido para os acolhidos toda segunda-feira, tardes incríveis onde eles têm praticado a coletividade, a disciplina e as atividades manuais. Todos participam e relatam estarem gostando muito das aulas e estão ansiosos para decorar a casa com as artes feitas pelas mãos deles”, comentou.
O curso de artesanato é conduzido pelo professor Gustavo Valente, mais conhecido pelas crianças como Tio Gu, e conta com o auxílio de Letícia Istaquine, que foi aluna da primeira turma de artesanato do projeto, aulas que foram ministradas na Casa Amarela, no Camorim Pequeno. “Eu cheguei na primeira aula sem saber de nada, o Tio Gu foi muito paciente, teve toda a calma para poder ensinar. O Tio Gu é o Gustavo Valente, que os alunos carinhosamente chamam de Tio. Quando ele me chamou para ajudar aqui na Casa Abrigo, eu resolvi aceitar esse desafio, até porque já tinha contato com as crianças daqui, por causa de um outro projeto. As crianças foram muito perspicazes e aprenderam as técnicas muito rápido. Crianças de cinco anos estão conseguindo fazer uma técnica que muitos adultos têm dificuldade. Então tudo tem sido muito gratificante para todos nós, pois estamos vendo essas crianças evoluírem como artesãs”, comenta Letícia.
IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Gustavo Valente destaca a importância do projeto na construção de um futuro melhor para essas crianças. “O artesanato ensina disciplina, paciência e criatividade. Mas, acima de tudo, oferece a elas uma nova perspectiva de vida. É incrível ver como, com o passar do tempo, elas vão se tornando mais confiantes e dedicadas”, comenta Gustavo. O professor também falou como foi a recepção na Casa Abrigo. “Cheguei aqui e fui recebido com um caloroso abraço por essa garotada. A técnica e os trabalhos que eles realizam, em toda a turma, estão sendo muito gratificantes de se ver. Eles aprenderam a ter noção sobre o que é o papel machê e como fazer as esculturas. A cada aula, a gente aprende um pouco mais com eles”, detalhou Gustavo Valente

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos