ESTADO
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, tem planos de incentivo para que outras empresas pertencentes ao Cluster Automotivo Sul Fluminense adotem o projeto Dupla Escola. O pioneiro na adoção foi o Grupo PSA, em 2016, e a primeira turma se formou no ano passado. O programa tem como base o ensino técnico integral: pela manhã, os estudantes cursam o Ensino Médio ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e, na parte da tarde, têm aulas teóricas e práticas de Eletrotécnica ministradas pelo Senai.
Segundo o secretário Lucas Tristão, o desenvolvimento econômico não pode ser pensado somente com a atração de novas indústrias. “Devemos pensar também na formação da mão de obra que estas empresas necessitam. Hoje, temos o Dupla Escola, que já funciona neste molde, e nossa meta é a ampliação e o incentivo para que mais empresas possam aderi-lo. As empresas que estão aqui, quando crescerem, e as que ainda virão, não vão precisar contratar mão de obra de outros estados e países para trabalhar no Rio de Janeiro. Vão contratar a sociedade fluminense. Resolvemos o problema do desemprego, além da falta de mão de obra local especializada”, justifica o responsável da pasta de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.
O Dupla Escola funciona no Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa. Além da dedicação ao ensino técnico, os alunos ainda prestaram vestibular e 26 foram aprovados, por meio do Enem, para universidades públicas ou conseguiram bolsas de estudos, inclusive de 100%, em instituições privadas. “Essa integração entre os ambientes acadêmico e profissional é um dos focos do nosso trabalho no RioSolidario: proporcionar aos jovens em vulnerabilidade social a educação, a base e a possibilidade de buscar novos caminhos no mercado de trabalho”, afirmou a diretora do RioSolidario, Juliana Dias. A organização sem fins lucrativos é responsável pela gestão administrativa e financeira dos recursos repassados pelo Grupo PSA Peugeot Citroën, no Ciep, em Barra Mansa.
CLUSTER AUTOMOTIVO
Desde 2013, o Rio de Janeiro conta com o Cluster Automotivo Sul Fluminense, um conglomerado de cerca de 20 companhias do setor – cinco montadoras e fornecedores – com o objetivo de alinhar a competitividade ao crescimento da indústria automotiva na região. É o segundo maior no país em número de montadoras, que empregam na região mais de 8 mil funcionários – e o quarto, no setor, em capacidade de produção. O Programa Dupla Escola funciona em parceria com o Grupo PSA, através do RioSolidario (polo Barra Mansa), da Secretaria de Educação e da Firjan Senai.