Projeto de lei prevê maior transparência para consumidores

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Foi aprovado em segunda discussão durante sessão da manhã desta quarta-feira, 17, um projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a colocarem os monitores da caixa registradora de forma visível para o consumidor. A iniciativa é do vereador Wellington Pires (PP) e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Drable (MDB). O vereador contou que elaborou o projeto após denúncias apresentadas por pessoas em seu gabinete.

“Essa proposta visa oferecer mais transparência ao consumidor e foi motivada justamente pelas denúncias que recebi, especificamente de farmácias que divulgam o produto por um preço nas gôndolas e cobram valor diferente no caixa, o que pode ser causado por má fé ou simplesmente por falha no sistema”, ressaltou Wellington Pires, acrescentando que tais denúncias foram devidamente encaminhadas ao Procon.

De acordo com o projeto de lei, a prática da medida será simples. Contou que os comerciantes só precisam estar atentos ao posicionamento da tela para evitar que produtos ou propagandas dificultem a visualização. “Isso permite ao consumidor acompanhar os preços que estão sendo registrados, facilitando a identificação de valores distintos no ato da compra, evitando até mesmo que ingresse com processos judiciais contra a empresa”, lembrou o vereador.

Se for sancionada e o comerciante descumprir a medida terá uma advertência e multa de 100 Unidades Fiscal Municipal (UFM), que pode ser duplicada em caso de reincidência.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos