BARRA MANSA
O vereador Gustavo Gomes é autor de um projeto de lei que institui a noção dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiências em temas abordados no contraturno das escolas municipais de educação integral. O projeto deve seguir para votação em breve no plenário.
Segundo o vereador, as abordagens nas escolas compreenderiam o Ensino Fundamental. “Infelizmente em nosso país, os idosos e as pessoas com deficiência física em muitas situações têm seus direitos ignorados e constantemente são tratados com desprezo e ignorância pelos demais cidadãos. Muitas vezes tais condutas são nada mais nada menos, do que o fruto da ausência de uma educação civilizatória e respeitosa, o que acaba por permitir que as crianças e adolescentes se tornem alienados sobre os direitos e a atenção especial que os idosos e as pessoas com deficiência precisam e merecem receber”, disse Gustavo, informando que o projeto prevê a realização de contrato voluntário entre a escola e um profissional ou empresa para aplicação das aulas. O contrato não teria ônus para a cidade.
Gustavo Gomes destacou que os jovens de hoje serão em breve adultos e precisam compreender o valor do respeito com idosos e portadores de deficiências. “O senso de respeito é claro que precisa ser ensinado em casa, mas a escola pode ter um papel de estender o conteúdo educacional para debater também esse valor para um despertamento de um senso maior e respeito e uma conscientização sobre os cuidados necessários com essas pessoas que por muitas vezes são desrespeitadas”, finalizou.