VOLTA REDONDA
O prefeito Samuca Silva se reuniu na terça-feira com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio de Janeiro, quando recebeu uma minuta de um projeto de lei para criação de um fundo de assistência técnica e gratuita para habitação de interesse social. A finalidade seria assegurar que famílias, com renda mensal de até três salários mínimos, que possuam um único imóvel e residam em Volta Redonda há pelo menos três anos, tenham assistência técnica pública e gratuita para elaboração do projeto e a construção, reforma, ampliação e regularização fundiária.
Segundo o presidente do conselho, Jeferson Salazar, o urbanismo interfere na saúde pública e muitos problemas poderiam ser resolvidos se as cidades investissem nesse projeto. “No Rio temos o exemplo do Vidigal, que tem um dos maiores índices de contaminação por Hepatite por causa de distribuição de água. Isso gera um custo imenso para o poder público, quando às vezes poderia ser resolvido com uma intervenção pequena”, explicou Jeferson.
O prefeito gostou da proposta e disse que criará um grupo de trabalho para estudar essa possibilidade em Volta Redonda. O prazo será de 90 dias para terminar o estudo da minuta para que o projeto seja encaminhado ao Legislativo.
Representantes da rede hoteleira participam de reunião na prefeitura
A prefeitura promoveu uma reunião com representantes do setor hoteleiro de Volta Redonda nessa semana com o objetivo de discutir ações para fomentar o turismo da cidade e região. Eles conheceram o site criado pela prefeitura dedicado ao turismo local. Participaram cerca de 20 representantes de hotéis. Foi também apresentado o Conselho Municipal de Turismo, que está sendo reestruturado e é baseado na Lei Municipal 5.511. “Essa foi a primeira vez que realizamos este tipo de encontro com a rede hoteleira. O nosso principal objetivo foi estreitar o contato e provocar um diálogo, a fim de discutir ações, em conjunto, visando destacar a nossa cidade com ações inovadoras e atrativas. E os representantes dos hoteis são fundamentais para a identificação e sinalização para o turismo”, disse a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Thais Souza.
Para o prefeito, o encontro marca o início de um novo momento para o turismo de nossa cidade. “Fico muito feliz com a presença dos representantes dos hotéis, pois juntos, vamos poder pensar em iniciativas enriquecedoras e promissoras para Volta Redonda. Em outubro será inaugurado um novo shopping em Volta Redonda, que vai gerar cerca de três mil empregos e que, certamente, será mais uma referência para a nossa cidade”, frisou Samuca Silva.