BARRA MANSA
Poltronas para acompanhantes de pacientes em tratamento, em hospitais e clínicas médicas de Barra Mansa poderão ser obrigatórias. Isso é o que prevê o projeto de lei de autoria do vereador Luiz Furlani. A medida tramita pelas comissões e logo será colocada em discussão. O objetivo é garantir dignidade e conforto aos acompanhantes de pacientes hospitalizados.
Essa poltrona estaria em cada leito de enfermaria. O projeto determina que ela precisa ser reclinável e acolchoada. Além da enfermaria, as salas de emergência que tiverem leitos também deverão manter o assento. ”O cidadão que está acompanhando uma pessoa querida em um momento difícil, como uma internação, merece ter o mínimo de dignidade e respeito. Ele se encontra em um estado de vulnerabilidade e estresse e, muitas vezes, não tem suas necessidades respeitadas”, afirma o vereador.
A legislação brasileira prevê que crianças e adolescentes, idosos, gestantes, mulheres em trabalho de parto, no pré-parto e no pós-parto, pessoas com deficiência têm direito a acompanhante em internação hospitalar. Além desses casos, pacientes com comprometimento físico e/ou psíquico também têm direito à presença de acompanhante, desde que haja justificativa médica.