SUL FLUMINENSE/ESTADO
O projeto de lei de autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) que prevê a inclusão da Semana Estadual do Jovem Empreendedor ao calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro foi aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto ainda precisa ser votado em segunda discussão para, depois, ser encaminhado para sanção do governador Wilson Witzel (PSC).
“A nossa proposta é que toda a última semana de abril seja dedicada a ações que visem estimular e orientar os jovens do nosso estado a confiarem nas suas ideias e progredirem com seus negócios. O nosso povo é criativo e criar um ambiente favorável a isso é fundamental para que o empreendedorismo ganhe ainda mais importância na roda econômica do estado”, destacou Tutuca, completando que essa temática foi muito trabalhada por ele quando atuou como secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.
Tutuca foi responsável pela implementação de um programa pioneiro de incentivo ao empreendedorismo digital, o Startup Rio. O programa é mirado na inovação digital e no fomento do empreendedorismo no estado, sendo considerado uma das dez melhores aceleradoras do país em 2019 – a única ligada à um Governo Estadual. No total, 116 startups já foram graduadas, recebendo mais de R$10 milhões em fomento do Governo do Estado. “Com a aprovação da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, vamos trabalhar para que os municípios do interior tenham programações voltadas para apresentar e explicar aos nossos jovens a melhor forma de expandir seu próprio negócio, tornando-o uma fonte de renda”, finalizou o deputado.