BARRA MANSA
Foi aprovado pela câmara, na última semana, o projeto de lei de autoria do vereador Jefferson Mamede (PL), que institui no município o Dia do Catador e Catadora de Materiais Recicláveis, que deverá ser comemorado anualmente no dia 8 de novembro.
A proposta tem como finalidade reconhecer a importância dos trabalhadores enquanto agentes ambientais, levando em consideração que a atuação desses profissionais é responsável por aumentar os níveis de coleta seletiva e deflagrar o processo de reaproveitamento e reciclagem de produtos descartados.
Conforme destaca Mamede, o trabalho dos catadores e recicladores, que surgiu como um meio de sobrevivência de uma parcela da população, é hoje visto não só como fonte de renda, mas também uma colaboração direta e imprescindível de preservação do meio-ambiente. “A classe presta um grande serviço ao meio ambiente, à população e às futuras gerações, merecendo o devido reconhecimento. Esse projeto tem como objetivo homenagear os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do município, reconhecendo que nos últimos anos, assumiram grande importância na nossa sociedade, passando de trabalhadores anônimos da limpeza urbana para parceiros estratégicos de programas de coleta seletiva de materiais recicláveis”, enfatizou o vereador.