RESENDE
A população vai contar em breve com um Serviço de Oncologia Clínica de Complexo Hospitalar que vai ajudar no tratamento de pessoas com câncer. O prefeito Diogo Balieiro Diniz (PROS) está acompanhando todo o processo para a implantação do Hospital do Câncer.
Recentemente, a Prefeitura de Resende adquiriu o prédio da antiga Maternidade Mater, localizado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco, para a instalação da unidade de oncologia que vai oferecer a população os serviços de quimioterapia, cirurgias, diagnóstico, consulta e laboratório especializado. “Desapropriamos o prédio da antiga Matter por R$ 4,3 milhões com recursos próprios do município para a construção do Hospital do Câncer que vai oferecer os serviços essenciais para dar todo suporte a esses pacientes. A unidade vai atender Resende e os municípios vizinhos Itatiaia, Porto Real e Quatis”, disse o prefeito.
De acordo com o projeto, serão realizadas obras de reforma e adequação do prédio onde funcionará o hospital. “Realizamos diversos estudos no local. Analisamos as condições da estrutura e ficou constatado que será necessário reformar o local, já que as necessidades de uma Maternidade são muito diferentes de um Hospital Oncológico”, informou Diogo. Ele ainda explicou que a unidade hospitalar vai contar com recepção, área para quimioterapia, farmácia oncológica, laboratório, recepção, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), consultórios, sala de pronto socorro, salas para diagnóstico (endoscopia, colonoscopia, USG, tomografia) e enfermarias.
Diogo também destacou que já firmou parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que prevê a destinação de R$ 15,5 milhões para a viabilização do projeto. “O termo de intenção para o financiamento das obras e as compras dos equipamentos necessários para atender a população já foi assinado. O projeto de implantação da unidade de oncologia está sendo finalizado para ser realizado o processo licitatório para definir a empresa que ficará responsável pelas obras”, explicou.
O chefe do Executivo destacou a importância de implantação do Hospital do Câncer para o município. “Desde quando assumimos a gestão municipal em 2017, abraçamos o compromisso com a saúde pública de Resende. Mesmo recebendo a saúde em situação muito difícil, organizamos a casa e colocamos a saúde do município como a oitava melhor do Brasil. E fomos além. Começamos a oferecer serviços que não existiam por aqui. A criação desta unidade de oncologia é mais uma dessas iniciativas. Com o Hospital do Câncer, vamos conseguir cuidar dos pacientes sem que tenham que se deslocar para outros municípios num momento tão sensível. O Hospital do Câncer será mais um grande motivo para celebrar, que vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Me sinto orgulhoso e muito feliz de ver que está virando realidade”, ressaltou Diogo.