VOLTA REDONDA
No último fim de semana, o Hospital São João Batista (HSJB) recebeu duas pacientes atendidas pelo projeto Coluna Reta, iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda voltada à prevenção e tratamento da escoliose idiopática pelo SUS. As cirurgias ocorreram na sexta-feira, 3, e no sábado, 4, envolvendo uma jovem de 24 anos e outra de 12 anos. Os procedimentos foram conduzidos pelo especialista em coluna vertebral Juliano Coelho, coordenador do projeto, com o apoio do doutor Júlio Meyer. Ambas as pacientes devem ter alta ainda nesta semana.
Segundo Juliano Coelho, a necessidade da cirurgia é identificada nas triagens realizadas nas escolas municipais. “Após os procedimentos, as pacientes terão uma melhora significativa na qualidade de vida, tanto nas atividades escolares quanto no dia a dia”, afirmou.
As triagens escolares permitem detectar a escoliose precocemente, evitando que a cirurgia seja a única alternativa. O Coluna Reta também realiza atendimentos nas manhãs de sexta-feira no Estádio Raulino de Oliveira. Quando sinais iniciais da condição são identificados, o estudante é encaminhado para exame de raio X e acompanhamento contínuo, podendo receber tratamento com fisioterapia ou colete antes da necessidade cirúrgica.
Mutirões de cirurgias
No mesmo fim de semana, o HSJB continuou com os mutirões de cirurgias. Na sexta-feira, o diretor-médico da unidade, dr. Flávio Reis, realizou procedimentos em três pacientes com idades entre 24 e 52 anos, incluindo osteossíntese de fratura de punho distal e fratura do rádio distal. No sábado, o dr. Raphael Marchitto realizou sete cirurgias em pacientes de 17 a 68 anos, entre elas reconstrução de ligamento do joelho esquerdo e videoartroscopias de joelhos esquerdo e direito.
Os mutirões têm como objetivo ampliar o acesso da população de Volta Redonda a procedimentos cirúrgicos e liberar a agenda do HSJB para cirurgias eletivas e emergenciais, considerando que o hospital é referência em pronto atendimento.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância da iniciativa: “Os mutirões têm se mostrado muito eficazes. Graças à dedicação de nossa equipe, a população conta com menor tempo de espera para os procedimentos. E nosso agradecimento especial ao doutor Juliano, que realiza um projeto tão relevante em nossa cidade.”