Programação da Semana Santa em Paraty conta com atos religiosos e culturais

Por Andre

Santa, na cidade – uma das celebrações que mais emociona moradores e turistas.

Segundo a secretária de Cultura, Cristina Maseda, esse sucesso é devido ao envolvimento dos munícipes. “Paraty possui 23 festas religiosas ao longo do ano, mas as celebrações da Semana Santa, sem dúvida, é o ponto alto das comemorações. Os moradores ajudam a manter viva as representações religiosas, que já eram realizadas por nossos antepassados”, disse a secretária, informando que apenas durante a Semana Santa os seis Passos da Paixão são abertos para as celebrações. “Trata-se de um conjunto de altares embutidos nas paredes de sobrados, casas e igrejas do Centro Histórico onde são guardadas peças sacras de mais de 300 anos. Nesses locais são representados os principais momentos da Paixão de Cristo.

“Esta tradição veio de Portugal ainda no Brasil Colônia, quando foram construídos passos em diversas cidades como Paraty, Tiradentes, Ouro Preto, Congonhas e São João Del Rey”, comentou Cristina Maseda.

Em Paraty os seis passos estão localizados na Rua do Comércio, na Rua Dona Geralda, também na lateral da Igreja de Santa Rita.

XII ENCONTRO DE CERAMISTAS DE PARATY

Teve início ontem e segue até o a próxima quinta-feira, dia 29, o XII Encontro de Ceramistas na Casa da Cultura, que reúne trabalhos de ceramistas locais. Nesta mostra da cerâmica autoral de Paraty é aberto espaço para uma singela mostra individual do ceramista Carlos Esteban, uruguaio de nascimento, mas residente na cidade há 30 anos. Carlos vem desenvolvendo seu próprio trabalho artístico e o pedagógico, e transmite sua arte e conhecimento para as crianças.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

O município sedia hoje, a etapa Regional da Costa Verde, que faz parte da Conferência Estadual de Cultura, que terá como tema “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil”. O encontro acontece na Casa da Cultura, das 9 às 16h, e contará com representantes das três esferas do poder público, além do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Entre os assuntos a serem debatidos, um dos painéis tratará das ações e metas do Plano Estadual de Cultura do estado. Ao longo do dia vão acontecer diversas apresentações artísticas. O evento é gratuito e tem como público-alvo pessoas que estejam envolvidas com projetos culturais.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos