VOLTA REDONDA
André Cruz, morador do bairro Jardim Tiradentes, em Volta Redonda, é o criador do ‘HoloKD’, um aplicativo que transforma a prática de atividades físicas em uma experiência interativa e divertida, uma nova forma de conectar tecnologia, esporte e bem-estar. O empreendedor participou em março deste ano da primeira turma de Aceleração do programa ‘Vírgula Startups’, do espaço ‘Vírgula Hub de Inovação VR’, espaço no Shopping Park Sul fundado pela Prefeitura de Volta Redonda com instituições parceiras.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou que o propósito de iniciativas como essa é, justamente, transformar boas ideias em negócios reais que geram emprego, renda e inovação para a cidade. “Quando investimos em capacitação, mentoria e no ecossistema empreendedor local, estamos criando oportunidades para que talentos daqui possam desenvolver soluções que impactam positivamente o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município”, disse o secretário.
Durante essa fase, André pôde validar e testar o produto, entender melhor o mercado e o público-alvo, além de aprimorar o conceito de Produto Mínimo Viável (PMV). “O que me motivou foi a oportunidade de lançar esse projeto com uma base sólida, entendendo os impactos e como escalar a startup que nasceu com uma proposta social.”
André também destacou que sua visão mudou completamente após participar da Aceleração. “Eu aprendi a validar hipóteses, estruturar um modelo de negócio e construir uma jornada de crescimento sustentável”, destacou, acrescentando que o programa também o conectou com mentores e outros empreendedores que o ajudaram a enxergar o HoloKD não somente como um aplicativo, mas como um ecossistema de impacto.
TRANSFORMAR O TEMPO DE TELA EM TEMPO
Ele ainda ressaltou que o aplicativo veio para transformar o tempo de tela em tempo de movimento, aliado a jogos, desafios físicos e avatares que incentivam jovens e suas famílias a se movimentarem de forma divertida e conectada. “Se você tem uma ideia inovadora e quer acelerar seu negócio com propósito, o ‘Vírgula Startups’ é o melhor lugar pra começar. Eles ajudam a transformar a visão em ação, e o sonho em resultado”, finalizou André.
O programa “Vírgula Startups” tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, assim como projetos de inovação tecnológica em estágio inicial, e tem como princípios o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável. Ele é dividido em três fases: Pré-aceleração, Aceleração e Residência.
O programa está com inscrições abertas para fase de Aceleração. Interessados devem se inscrever pelo site https://virgulahub.com.br/virgula-startups-aceleracao/, enviando os formulários até o dia 15 de dezembro. A seleção das propostas será feita por uma banca examinadora após análise documental.
Os participantes selecionados terão acesso a um ciclo de aceleração com duração definida, que incluirá capacitações, acompanhamento técnico, rodadas de negócios e suporte para desenvolvimento de produtos e validação de mercado. “Convidamos todos os empreendedores e inovadores da cidade a se inscreverem, apresentarem suas ideias e fazerem parte dessa nova geração de startups que está ajudando a transformar Volta Redonda em um polo de inovação e oportunidades”, finalizou Sodré.
O Vírgula Hub de Inovação VR foi fundado no dia 19 de outubro, Dia Nacional da Inovação, pela Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Oswaldo Aranha (FOA), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

