Programa estadual inscreve artesãos de Volta Redonda nesta quarta-feira

Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro vai realizar atendimento presencial das 10 às 15 horas

Por Tânia Cruz
biblioteca municipal raul de leoni e volta redonda arquivo

VOLTA REDONDA
Os artesãos de Volta Redonda interessados em participar do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro têm a oportunidade de realizar o cadastro online assistido nesta quarta-feira, dia 7, das 10 às 15 horas. O atendimento será feito pela equipe da iniciativa no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília.
Para efetivar o cadastro, é necessário apresentar uma foto 3×4 recente; cópias do comprovante de residência, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, PIS/Pasep ou o comprovante da última contribuição ao INSS (se houver). É necessário, ainda, que os candidatos levem um produto finalizado, podendo cadastrar até três técnicas diferentes, e uma peça inacabada, que deverá ser finalizada no local. Artesãos já cadastrados antes de 2015 precisam atualizar seus dados, apresentando a documentação exigida.
A ação segue as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal, conforme estabelecido pela Portaria 1.007/SEI, de 11 de dezembro de 2018. O objetivo é coordenar e desenvolver atividades que valorizem o artesão brasileiro, promovendo o desenvolvimento integrado do setor artesanal e elevando o nível cultural, profissional, social e econômico desses profissionais.
FORTALECER A ATIVIDADE ARTESANAL
O programa também busca fortalecer a atividade artesanal e a empresa artesanal, fomentar a geração de trabalho e renda, preservar as culturas locais, incentivar a capacitação e a mentalidade empreendedora, além de promover a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.
O secretário municipal de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destaca que o cadastro assistido visa garantir que todos os interessados possam participar do programa, mesmo aqueles que encontram dificuldades no processo digital. Com a iniciativa, a expectativa é fortalecer o setor artesanal no município e valorizar o trabalho dos profissionais locais.
“O segmento do artesanato é um dos que mais crescem no Brasil e através desse credenciamento, os artesões do município poderão obter suas carteiras e se profissionalizarem cada vez mais, acessando esse mercado não só em Volta a Redonda, mas em todo o país, participando de eventos e exposições, além de também terem descontos em lojas do segmento no país inteiro”, disse Anderson.

Foto – Secom/PMVR

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos