Programa ‘Agora tem Especialistas’ é apresentado em Barra Mansa para prefeitos da região

Encontro reuniu representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), universidades e clínicas particulares para conhecerem a iniciativa do Governo Federal

Por Roze Martins
08 08 2025 lançamento do programa agora tem especialista 10 foto iam martins

BARRA MANSA

Em uma manhã que reuniu prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), do Ministério da Saúde, secretários, clínicas particulares e universidades da região, o Programa ‘Agora tem Especialistas’ foi apresentado no auditório do Sest Senat, no bairro Barbará. A iniciativa, do Governo Federal, tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente à população, e  prevê a criação de vagas em residência médica para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião, o  diretor do Departamento para Expansão das Estratégias de Qualificação da Atenção Especializada da SAES/Ministério da Saúde, Dr. Rodrigo Oliveira, apresentou os aspectos do programa, que abrange a formação, qualificação e alocação de médicos especialistas. Na oportunidade, ele também apresentou aos setores público, privado, filantrópico e universitário, as diretrizes, benefícios e financiamento do ‘Agora tem Especialistas’.

Dez eixos centrais foram destacados no evento como opções para um atendimento mais ágil. Entre eles: autorizar o Governo Federal a prestar atendimento especializado em apoio a estados e municípios ampliar os turnos de atendimento nas redes de saúde pública e privada; ofertar exames, consultas e cirurgias do SUS nas unidades privadas, por meio de novos mecanismos; reduzir o tempo de espera por consultas e exames com especialistas, utilizando o Telessaúde; consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e controle do câncer; garantir a formação de profissionais e, assim, disponibilizar mais especialistas na rede; levar unidades móveis (carretas) e mutirões de saúde para regiões desassistidas; fortalecimento da atenção primária para agilizar o atendimento especializado.

“O programa é um grande esforço do Ministério da Saúde para ampliar as opções para que estados e municípios, juntos, consigam acionar as várias possibilidades de oferta. Mas o programa não resolve todos os problemas, ele abrange seis grandes especialidades, no âmbito ambulatorial, ou seja, ele não é um passaporte para estar tudo resolvido. Ele vem pra fortalecer a Atenção Primária para reduzir o tempo de espera no atendimento especializado”, detalhou Rodrigo

O secretário de Saúde de Barra Mansa, o médico Sérgio Gomes, destacou a importância do programa, que segundo ele tem por finalidade priorizar a qualificação de especialistas para os usuários do SUS. “Este programa veio para mudar a atenção especializada à saúde, fortalecendo o SUS, atendendo melhor a população, diminuindo o tempo de espera nas filas e garantindo melhores diagnósticos. Além disso, vai contribuir para a formação e profissionais melhores”, afirmou Sérgio.

Já o prefeito Luiz Furlani, destacou a importância de receber um grande evento de saúde para orientar os municípios do Médio Paraíba. O ‘Agora tem Especialistas’ é crucial para garantir o acesso equitativo à saúde especializada no SUS, otimizar o uso dos recursos e promover a melhoria contínua dos serviços na região. Então, eu gostaria de parabenizar essa força tarefa, de várias mãos, e que gente leve a esperança aqueles que estão hoje aguardando ansiosamente uma consulta, um tratamento. Estamos  felizes em receber tantos representantes da saúde em nosso município. Todos sabem que este setor tem prioridade total em Barra Mansa”, destacou Furlani.

Além de Barra Mansa, outras 11 cidades compõem o Cismepa, que tem como objetivo unir esforços para melhorar a saúde na região do Médio Paraíba. O Consórcio é presidido pelo prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão e é composto pelos representantes dos demais municípios: Kátia Miki (Barra do Piraí), Kaio Márcio (Itatiaia), Luciano Muniz (Pinheiral), Alexandre Serfiotis (Porto Real), Aluísio d’Elias (Quatis), Tande Vieira (Resende), Babton Biondi (Rio Claro), Rodrigo Cibalena (Rio das Flores), Saulo Corrêa (Valença), Antônio Francisco Neto (Volta Redonda).

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Cismepa, Luiz Fernando Pezão se disse feliz em acompanhar o lançamento do programa, principalmente por estar à frente do consórcio. “Quero aqui saudar os diretores de hospitais, particulares, clínicas, que vão ser os nossos grandes aliados nesse projeto. Nós não podemos ter a utopia de que o programa  ele vai resolver tudo, mas ele vai resolver muita coisa. Que a gente tire do papel, vença a burocracia e bote para funcionar”, enfatizou Pezão.

O prefeito Francisco Neto, também falou da importância do programa e, principalmente, pelo fato da iniciativa  abrir espaço para uma ampla discussão sobre um dos maiores problemas que enfrentamos na administração municipal. “Temos que aproveitar essa oportunidade, pois quem será beneficiado é aquele cidadão que mais precisa”, afirmou Neto, que estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Márcia Cury e diversos profissionais da pasta.

Agora tem Especialistas

Pelo programa, lançado há pouco mais de dois meses, o Ministério vai ofertar 3.500 bolsas para ampliar o número de profissionais especialistas com foco nas regiões mais desassistidas do país. Do total das vagas, 3 mil visam fomentar a formação de residentes especialistas e 500 são para provimento imediato de médicos especialistas no SUS. Esses 500 profissionais serão selecionados em um edital inédito do Mais Médicos Especialistas.

Um dos pontos que mais chamaram a atenção dos prefeitos que estiveram presentes foi a possibilidade de o Governo Federal intermediar a contratação de profissionais e serviços da rede privada por meio da compensação de dívidas com os entes federativos. Os prefeitos relataram dificuldades comuns na contratação de determinadas especialidades médicas, principalmente pela falta de competitividade dos governos municipais em relação à rede privada.

 

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos