Profissionais em gastronomia são capacitados para mercado de trabalho em Vassouras

Por Franciele Aleixo

VASSOURAS

Mais profissionais capacitados no mercado de trabalho. Este foi o resultado dos cursos de ‘Técnicas de Cozinha Profissional’, ministrado pelo Chef Carlos Belem, e de ‘Excelência no Salão’, ministrado pelo Maître George Vieira. Os cursos foram oferecidos pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Programa Integração pela Música (PIM), para os profissionais de cozinha e salão, bares, restaurantes, hotéis e fazendas do município.

De acordo com o Chef Carlos Belem, as aulas, predominantemente práticas, aconteceram na cozinha-escola e nos salões do PIM e abordaram, desde aspectos relacionados à higiene e segurança alimentar até a preparação de pratos clássicos da cozinha internacional, passando pelo uso correto dos utensílios profissionais, tipos de serviço, integração entre salão e cozinha, noções de enologia e drinks, estudos de casos e muito mais. “Sempre transitei entre a prática e o ensino, e sempre estive muito convencido que não há um turismo forte sem uma gastronomia forte. Acredito que estamos dando esse primeiro passo para tentar transformar nossa região em referência gastronomica”, conta.

Já a Secretária de Cultura, Ângela Maria, explica que para marcar o encerramento e conclusão das turmas foi realizada, uma cerimônia no PIM, que contou com um Concerto com a Camerata do PIM e com um jantar francês, com entrada, prato principal e sobremesa, preparado pelos alunos de ‘Técnicas de Cozinha Profissional’ e servido pelos alunos de ‘Excelência no Salão’. “Nossa parceria com o PIM está indo para além da música e isso nos deixa muito felizes. Estamos formando e colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados e preparados para exercer suas funções”, comenta.

O Maître George Vieira contou que transita, nesse ramo, há 20 anos e tem visto cada vez mais a necessidade da capacitação para quem tem atuado na área. “Tem gente querendo trabalhar, mas não tem capacitação e ver profissionais saindo do nosso curso já empregado é gratificante”.

A vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva, reafirmou a importância da parceria e parabenizou os alunos pela conclusão do curso. “É sempre gratificante ver que o Poder Público está conseguindo cumprir com sua missão que é cuidar da cidade e trazer mais oportunidades para população. Vassouras tem uma grande vocação turística e ter mão de obra qualificada para atender os visitantes faz toda diferença”, disse.

 

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos