PORTO REAL
Profissionais da Educação do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino definiram na terça-feira, dia 13, os livros didáticos que serão adotados no ano letivo de 2023. A ação, promovia pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, é referente ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), foi realizada no auditório do Horto Municipal.
Segundo a coordenadora dos Anos Iniciais, Débora Oliveira, os materiais escolhidos neste ano terão vigência nas escolas públicas de 2023 a 2026. No primeiro momento, os professores analisaram as obras e enviaram uma prévia das coleções escolhidas. “A escolha foi realizada em diferentes etapas e o material escolhido é voltado para Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, bem como de todo material didático e literário complementar e de formação de professores/gestores”, informou Débora. Já Gislaine Lopes, também coordenadora dos níveis escolares, destaca que a escolha final foi realizada a partir dessas coleções elencadas. “Para isso, houve a participação dos professores representantes das Unidades Escolares dos Anos Iniciais”, complementou.
O prefeito Alexandre Serfiotis falou sobre a importância da escolha do livro didático realizada pelos professores do Ensino Fundamental. “Os professores estão em contato constante com os materiais utilizados e esse recurso é um grande aliado para a prática pedagógica. Através da participação direta na escolha, oportunizamos a sistematização dos conhecimentos dos diferentes componentes curriculares e a ampliação dos saberes”, disse Serfiotis.
PROGRAMA
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), é um programa do Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra e distribuição de livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas.