RESENDE
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da prefeitura está realizando treinamentos de profissionais municipais enquanto o município atravessa a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Palestras e capacitações estão sendo desenvolvidas como meio de atualizar enfermeiros e médicos, sobre os detalhes da luta contra a Covid-19.
Como recurso, o NEPS utiliza plataformas digitais para levar informações valiosas aos profissionais sem saírem de casa ou da própria unidade de saúde. Em ações mais recentes, duas atividades já foram realizadas.
A realização das capacitações segue diretrizes do Governo Federal, que visam atualizar e qualificar cada vez mais os profissionais da rede. Após esta sequência, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde continuará promovendo atividades semelhantes e trazendo todas as atualizações para manter os profissionais alinhados com o que há de mais moderno para a condução da saúde pública de Resende.
A primeira, no dia 26 de maio, foi voltada aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e contou com cerca de 25 profissionais, tendo como tema os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a paramentação e desparamentação dos equipamentos reforçada em tempos de Covid-19.
A segunda atividade, realizada no dia 28, foi voltada para os médicos da Atenção Primária e teve como tema a Covid-19 na prática clínica. Cerca de 30 profissionais estiveram presentes e puderam se atualizar para atuar na linha frente no atendimento aos doentes.
TREINAMENTO
A terceira e atividade desta sequência será realizada nesta quinta-feira, dia 04, abordando “Os desafios do autocuidado em tempos de pandemia”. A ação será voltada para a equipe odontológica da Atenção Primária à Saúde (ATP). A palestra será ministrada por uma psicóloga e uma assistente social da equipe multidisciplinar da APS, com mediação da coordenadora do NEPS, Mariane de Paula Gomes. “A chegada da Covid-19, uma pandemia e também uma nova doença que pode ser letal, traz muitas questões que precisam ser abordadas e alinhadas entre os profissionais. Diariamente, novas descobertas são feitas no mundo todo e o desafio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde é trazer para Resende o que há de mais eficiente e atual no dia a dia dos cuidados com a saúde da população, que merece o melhor. Também pensamos em nossos profissionais, em zelar pela saúde de cada um que está na linha de frente deste combate. Assim, enfrentaremos o coronavírus juntos”, disse a coordenadora.