Professores de Volta Redonda participam de curso em Genebra, na Suíça

Trata-se do maior Centro de Física do mundo que reúne 40 professores de nove países de língua portuguesa, entre eles 20 brasileiros, incluindo os dois de Volta Redonda, com o objetivo de promover intercâmbio cultural, acadêmico e científico

Por Tânia Cruz
professores de volta redonda participam de curso em genebra, na suíça divulgação

VOLTA REDONDA
Dois professores de Volta Redonda, Paulo Ricardo Ramos Cardoso e Juliana Mara Silva Moura, estão em Genebra, na Suiça, participando de um curso internacional de grande relevância científica e educacional. Ambos são professores da Secretaria de Educação ou Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Paulo Ricardo é mestre em Ensino de Física e Juliana Mara é mestranda do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Instituto Federal do Rio de janeiro (IFRJ).
Paulo Ricardo é conselheiro e coordenador da área de Exatas do Movimento Pela Ética na Política (MEP) em Volta Redonda e a professora Juliana Mara é ex-docente do Pré-Vestibular Cidadão (PVC) do Movimento. Ambos foram selecionados para integrar um grupo de pesquisadores brasileiros na edição de 2025 do programa Portuguese Teachers at CERN Learning Training Programme (PTLTP), importante iniciativa de formação promovida pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).
Desde o dia 25 de agosto, os dois professores estão em Genebra, na Suíça, participando do curso promovido pelo Centro Europeu de Física de Partículas (CERN). A formação será concluída no próximo domingo, dia 7.
A iniciativa reúne 40 professores de nove países de língua portuguesa, com o objetivo de promover intercâmbio cultural, acadêmico e científico. Do Brasil, participam 20 educadores, incluindo os dois escolhidos por Volta Redonda.
Vale destacara que o programa é realizado em duas etapas, sendo que a primeira ocorreu no Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP), da Universidade de Lisboa, e a segunda acontece no próprio CERN, considerado o maior laboratório de física do mundo. É nesse espaço que está instalado o Grande Colisor de Hádrons (LHC), equipamento de 27 quilômetros de extensão utilizado em pesquisas fundamentais sobre a origem da matéria e do universo.
EMOÇÃO, INSPIRAÇÃO E INCENTIVO
O professor Paulo Ricardo destacou o orgulho de representar o MEP e fez questão de vestir, em um dos dias de atividades, a camisa do Pré-Vestibular Cidadão. “Tanto eu quanto a Juliana, ao estarmos em um lugar de mentes tão brilhantes e amantes da ciência, e com o que há de mais avançado no planeta em ciência da física, nos sentimos encantados. Sinto uma força enorme por ter no MEP e na UFF as inspirações que me trouxeram até aqui. O apoio de minha família também foi crucial”, destacou
A professora Juliana Mara ressaltou o quanto essa experiência educacional pode impactar sua prática docente. “É uma oportunidade especial estarmos junto de pesquisadores renomados e aprendermos para oferecer aos nossos alunos conhecimentos que impactem suas vidas na continuidade do ensino. Lutei muito para chegar até aqui, fiz até vaquinha”, contou.
A diretora de Ensino do MEP, Joan Myrrah, parabenizou a equipe, destacando que o curso deve conectar novas áreas de ensino dentro do Movimento. Já Mateus Mattos, ex-estudante do MEP e atualmente graduando em Física no IFRJ de Volta Redonda, avaliou a conquista como uma grande inspiração. “É simplesmente extraordinária a oportunidade que os dois estão tendo. Para qualquer pessoa que goste de ciência, fazer um curso no CERN é uma experiência única. Além disso, estamos falando de profissionais que realmente merecem estar lá. O professor Paulo Ricardo é um verdadeiro exemplo como pessoa e como educador”, ressaltou.
Além de seu protagonismo em pesquisas de física de partículas, o CERN tem papel histórico, foi ali que nasceu a World Wide Web (WWW), tecnologia que revolucionou a internet e possibilitou o surgimento de plataformas como o YouTube e inúmeras páginas digitais que hoje fazem parte do cotidiano.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos