BARRA MANSA
Professor e coordenador do Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense do CIEP 054, na Vila Maria, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, foi selecionado para receber o Prêmio Especial Ano Oswaldo Cruz. Ele foi selecionado entre 4.270 educadores responsáveis por 1.228 trabalhos desenvolvidos em todo país, durante a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A cerimônia de premiação acontece hoje no auditório do Museu Vida, na Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro.
Para o agraciado, o professor Luciano Gustavo Oliveira da Silva, o apoio da prefeitura de Barra Mansa e de outras parcerias, foi fundamental para a realização do projeto de pesquisa sobre a Doença de Chagas. “Somos muito gratos à prefeitura e aos parceiros envolvidos. Esse incentivo proporcionou mais uma conquista à escola e também ao município”, comemorou Luciano.
De acordo com ele, o objetivo da pesquisa foi alavancar as grandes contribuições que os cientistas brasileiros desenvolveram no Brasil, em especial a Carlos Chagas. “O projeto foi produzido com base nas descobertas do cientista Carlos Chagas. Graças ao seu trabalho, hoje existe um combate a Doença de Chagas no Brasil. Essa iniciativa mostra à população que existe a doença e que ela tem um vetor, demonstramos na prática quem são”, explicou Luciano.
A 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz, encerrou as inscrições em agosto desse ano com uma quantidade satisfatória de projetos inscritos. O resultado reforça a atuação da equipe que percorreram todo país oferecendo aos professores Oficinas Pedagógicas, com foco nas modalidades de Produção Textual, Audiovisual e Projeto Científico.