Produções do interior do RJ podem disputar vaga no Festival Goitacá

Mostra “Olhares do Interior” recebe inscrições até 20 de fevereiro

Por Léo Rocha
54745664692 d58d5d4a35 w.jpg

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Cineastas e produtores das regiões Norte, Noroeste, Serrana e demais cidades fluminenses do interior têm menos de um mês para submeter suas obras à edição de 2026 do II Festival Internacional Goitacá de Cinema. As inscrições para as mostras competitivas encerram-se no dia 20 de fevereiro e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, através do site da Quiprocó Filmes (www.quiprocofilmes.com.br) ou pelo link na bio do Instagram @festivalgoitaca.

Consolidado como a principal vitrine para o audiovisual fora da capital, o festival destaca a mostra competitiva “Olhares do Interior”. Já tradicional na grade do evento, esta categoria é um espaço estratégico para filmes realizados integralmente no interior do Estado do Rio de Janeiro, promovendo a descentralização e revelando talentos que florescem fora da Região Metropolitana.

DNA do interior: sócios da Quiprocó Filmes aliam o fazer à vivência regional para descentralizar o cinema

Gabriel Barbosa e Fernando Sousa durante as filmagens do documentário Rio, Negro, segundo longa-metragem com direção e roteiro da dupla
Foto: Elisângela Leite
O olhar estratégico voltado para o interior fluminense é fruto da vivência sócios-fundadores da Quiprocó Filmes: os cineastas Fernando Sousa, natural de Teresópolis, e Gabriel Barbosa natural de Barra do Piraí, antropólogo e atual Secretário de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa de Barra do Piraí. Juntos, eles consolidaram uma linha de produção que transita entre a capital e o interior, transformando inquietações territoriais em obras premiadas e espaços de intercâmbio cultural fora dos grandes eixos.
“Minha trajetória e a do Fernando são muito marcadas por esse movimento de quem vem do interior para a capital e essa origem gera uma inquietação permanente. Na Quiprocó, consolidamos uma agenda que busca descentralizar o audiovisual; não é apenas um pertencimento geográfico, mas uma diretriz política e artística. Esse olhar para o interior permite que a gente amplie nossas perspectivas e abordagens.” Explica Gabriel Barbosa.
“Eu nasci em Teresópolis e me graduei em Campos, então a interiorização não é apenas um tema para nós, está no DNA da Quiprocó. Defender o cinema no interior do Rio é um exercício de teimosia diante de um estado e de municípios que ainda carecem de políticas públicas estruturantes e regulares para o setor fora da capital. Precisamos romper com a desigualdade histórica de acesso aos meios de produção, exibiçãoe distribuição de filmes. O audiovisual feito no interior projeta nossas dores, memórias e identidades para o mundo com uma força visceral que o eixo metropolitano muitas vezes não alcança. Fortalecer essa indústria regional é garantir que a cultura brasileira siga resistente e plural, provando que o talento e o mercado audiovisual pulsam em todo o território fluminense”. Defende Fernando Sousa.
Panorama das Mostras

O festival busca obras de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção e documentário, produzidas a partir de janeiro de 2025. Confira as categorias:
● Mostra Competitiva Brasileira: dedicada a longas e curtas nacionais, inéditos ou não, abrangendo curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário.
● Mostra Competitiva Internacional: aberta a obras estrangeiras de curta e longa duração em categorias de ficção e documentário.
● Mostra Competitiva Zezé Motta: sessões voltadas para filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro.
● Mostra Competitiva Cabrunquinho: dedicada a filmes para o público de crianças e adolescentes em diferentes formatos.
● Mostra Competitiva Olhares do Interior: vitrine exclusiva para a produção do interior fluminense, fortalecendo o vínculo entre território e criação.
● Mostra Informativa Futuro do Clima: seção inédita focada em obras que abordem o debate ambiental e climático.
Premiação e Formação

Os selecionados concorrem ao “Troféu Cabrunco”, premiação oficial confeccionada pelas artesãs do projeto “Caminhos de Barro”. O festival, realizado pela Quiprocó Filmes, vai além da exibição, oferecendo em agosto o II Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação, reunindooficinas e debates. Além disso, o evento conta com o Cine Market Goitacá e experiências turistícas, agregando ações de mercado e turismo.
O II Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto tem parceria cultural e educacional com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), o Cine Darcy, a Diretoria de Cultura da UENF, o Projeto Caminhos de Barro, o Centro de Ciências do Homem (CCH) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Conta ainda com a parceria de mídia da Folha da Manhã e da InterTV.

SERVIÇO
● Inscrições: até 20 de fevereiro de 2026.
● Onde: www.quiprocofilmes.com.br
● Data do Festival: 06 a 11 de agosto de 2026.
● Local: Campos dos Goytacazes e São João da Barra (RJ).
● KIT DE MÍDIA https://drive.google.com/drive/folders/1ZIOzoJdwDz1Oe7xQiiritSM5i8ymkyW9?usp=drive_link
● Data do Evento: 06 a 11 de agosto de 2026, em Campos dos Goytacazes e São João da Barra.
________________________________________
Siga a Quiprocó Filmes:
Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/
Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes
LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes
Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A
Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes

Siga o Festival Goitacá de Cinema:
Instagram: https://www.instagram.com/festivalgoitaca/

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos