BARRA MANSA
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira, dia 7, a fiscalização em dez bancos do Centro e em um no bairro Vila Nova. O objetivo da operação foi verificar se os serviços estão de acordo com a Lei Municipal 3.108/99 que estipula o tempo máximo de espera por atendimento em até 20 minutos. Dentre as 11 instituições financeiras fiscalizadas, apenas uma recebeu a notificação.
De acordo com o gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, a ação geralmente acontece nos primeiros dias do mês, tendo em vista que as agências estão mais cheias. “Constantemente realizamos esse serviço aos consumidores, para que eles vejam e saibam dos seus direitos. Em casos de não cumprimento do tempo estipulado pela lei, a agência é multada, tendo até dez dias para recorrer à autuação do fiscal”, explicou.
Felipe ainda falou sobre a quantidade de funcionários que realizam o atendimento nos caixas. “Geralmente as unidades bancárias têm cerca de sete guichês, porém percebemos que em alguns casos há apenas três pessoas realizando o atendimento. A gente sabe que a demanda é superior à quantidade de atendimento realizado dentro do prazo estipulado”, completou o gerente.
Para a dona de casa Andréa Souza, 37 anos, moradora do bairro Boa Vista, na Região Leste, a ação é positiva. “Eu mesma não sabia que havia um tempo de espera definido. Isso é importante para que a gente fique por dentro das leis que são de nosso interesse”, considerou a munícipe.
O Procon está localizado no térreo da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luis Ponce, nº 263, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30min.