BARRA MANSA
O processo para a cessão do antigo terreno do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), visando à construção de um teatro, está progredindo conforme o esperado. O presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), Jackson Emerick, informou ao A VOZ DA CIDADE que o processo está na Casa Civil para autorização. Após essa etapa, será iniciada a contratação da empresa responsável pela obra, avaliada em R$ 3,5 milhões, com previsão de término em agosto ou setembro de 2026.
O teatro será construído no bairro Boa Sorte e terá capacidade para 220 cadeiras. A área, localizada na Rua Henrique Crispim, possui 700 metros quadrados e será administrada pela Funarj.
Segundo Jackson Emerick, o projeto trará um importante legado cultural para a cidade. “Um teatro faz diferença na vida das pessoas, transforma oportunidades e dá acesso à cultura. A economia será fomentada ao redor. Temos dentro da Vila Kennedy, no Rio, um teatro retomado pela Funarj, e estamos conseguindo um retorno fantástico. Vemos que o teatro tira pessoas das drogas, da depressão. A arte tem um poder libertador; o índice de procura nos atendimentos à saúde diminui onde tem teatro. E isso é real”, afirmou o presidente da Funarj.
Quando finalizado, o teatro oferecerá peças gratuitas ao público e poderá também ser alugado, seguindo regras estipuladas pelo órgão estadual, para produções particulares. O produtor contemplado, após processo seletivo na Funarj, deverá repassar 15% do valor arrecadado com os ingressos para o Estado, ficando com 85%. A proposta se diferencia da de teatros particulares, que geralmente exigem um aluguel mínimo dos produtores. O teatro de Barra Mansa será o único da região, público, a abrir espaço para peças em parceria com a iniciativa privada. Atualmente, existe apenas o teatro da Fevre, em Volta Redonda, que não disponibiliza palco para produtores independentes.
A parceria com a prefeitura funcionará da seguinte forma: a Funarj será responsável pela gestão do projeto, enquanto a prefeitura deverá incentivar as apresentações, utilizando seu cadastro de artistas locais. Ainda assim, a Funarj promete trazer para Barra Mansa espetáculos que antes só podiam ser vistos em grandes centros urbanos.