VOLTA REDONDA
O Comitê Popular de Lutas do Sul Fluminense realizou, na última semana, em Volta Redonda, uma plenária para a apresentação do Plebiscito Popular 2025. O evento aconteceu na sede do Sindicato da Construção Civil, no bairro Conforto, contou com a participação de representantes de partidos progressistas, como PT-VR, PSOL, PCdoB, lideranças de movimentos sociais, sindicatos, movimentos independentes e outros. O principal objetivo foi mobilizar, construir, organizar e fortalecer esse movimento na cidade e região. Na ocasião, foi definida ainda a agenda de atividades na cidade e o lançamento do Plebiscito Popular Municipal.
Ao A VOZ DA CIDADE, a representante do Partido dos Trabalhadores no Comitê Popular de Lutas do Sul Fluminense, Dayse Ribeiro, informou que a votação terá início no mês de julho e segue até setembro. Em Volta Redonda, no dia 1º de julho haverá panfletagem na Feira Livre do bairro Retiro e no dia 4, a primeira coleta de votos na praça Juarez Antunes, com o objetivo de atingir a troca de turno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Para o mesmo dia, às 17h30min, está marcado o lançamento do Plebiscito Popular Municipal embaixo da Biblioteca Municipal, no bairro Vila Santa Cecília, com panfletagem, roda de conversa e coleta de votos. “Teremos ainda algumas atividades culturais teatro, música e poesias”, informou Dayse Ribeiro, lembrando que a intenção é envolver o máximo de entidades religiosas, sindicatos, movimentos e principalmente a sociedade civil. “Vamos buscar apoio e reforço para maior participação”, completou.
ORGANIZAÇÃO NACIONAL
Ainda de acordo com Dayse, o Plebiscito Popular 2025, dos Movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, que está sendo organizado nacionalmente por diversos movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos e organizações comunitárias e populares, visa consultar a população sobre temas centrais para a classe trabalhadora como a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, o fim da escala 6×1, a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe salário até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos para garantir justiça fiscal. “O Plebiscito Popular 2025, dos Movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, estão em uma grande campanha nacional com objetivo de ouvir o povo sobre temas urgentes que afetam a vida de milhões de brasileiros”, explicou Dayse Ribeiro.
Segundo o representante do PCdoB de Volta Redonda, no Comitê Popular de Lutas do Sul Fluminense,Vagner Siqueira, a ideia do plebiscito é servir de instrumento de mobilização popular e de pressão política. Disse que, na verdade, o plebiscito é uma ferramenta de organização e mobilização dos trabalhadores para intensificar os debates e reivindicações fundamentais para a sociedade e que precisam ser tratados como prioridade.
Lembrou ainda, que o plebiscito tem como principal objetivo mobilizar todo o país para a construção de um processo democrático e popular na luta por justiça fiscal e trabalhista. Destacam os envolvidos no movimento que já existem propostas em tramitação no Congresso Nacional e a mobilização é para pressionar politicamente para que esses projetos avancem e sejam aprovados.
Vagner frisou também que nos primeiros momentos da plenária, foi realizada a articulação do Comitê Sul fluminense, que convidou partidos, sindicatos e movimentos sociais para poder construir essa nova etapa de mobilização, lançamento e coleta de votos. O plebiscito conta com três fases. Uma nova reunião on-line está marcada para o próximo dia 24, às 18 horas, quando será preparado o lançamento, votação e outras mobilizações.