ANGRA DOS REIS
A cidade de Angra dos Reis é um dos principais destinos turísticos do país, e a sua Ilha Grande, Patrimônio Mundial da Humanidade, voltaram a receber a visita de transatlânticos. E no último domingo, dia 21, o primeiro navio da temporada 2021/2022 fundeou na Ilha do Maia, próximo ao Centro. O MSC Preziosa, com mais de três mil passageiros, movimentou a cidade durante todo o dia. No início da noite, o navio foi palco da gravação do DVD do cantor Wesley Safadão. Quem também passou pela Estação Santa Luzia foi o cantor Leo Santana.
Assim que houve a confirmação da parada do transatlântico no Centro da cidade, a Prefeitura de Angra dos Reis acionou as associações comerciais, sugerindo que os comércios ficassem abertos.
Visando manter o ordenamento e garantir a segurança tanto dos visitantes quanto dos profissionais que estavam a trabalho, o receptivo dos turistas foi organizado pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis, a TurisAngra, e contou com o apoio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, com a participação da Fiscalização de Postura, Trânsito, Vigilância Patrimonial, Proeis e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Já na Ilha Grande, o primeiro transatlântico fundeou na Vila do Abraão, na sexta-feira, dia 19, também com 3.223 turistas.
De acordo com dados da TurisAngra, até abril de 2022, mais 48 paradas estão programadas, sendo quatro no Centro da cidade e o restante na Vila do Abraão. Ainda de acordo com a TurisAngra, outras paradas não previstas podem ocorrer na temporada 2021/2022.
Segundo o presidente da TurisAngra, Fernando Seabra, ao todo cerca de 200 mil turistas poderão conhecer e usufruir das belezas naturais e históricas de Angra e da Ilha Grande. Além dos valores que esses passageiros deixam na cidade com alimentação e passeios, o município ainda arrecada recursos provenientes da taxa de desembarque (R$ 12,19 por pessoa). Nesta temporada, estima-se arrecadar pouco mais de dois milhões de reais com a taxa a serem investidos no desenvolvimento do turismo. “Esses recursos são importantes porque eles propiciam que a TurisAngra faça o pagamento de diversas despesas necessárias para a infraestrutura do turismo, como ordenamento, aluguel de equipamentos e até mesmo pessoal para as operações”, destacou Seabra.