PINHEIRAL
Pinheiral conta com a primeira Sala Multiuso em Audiovisual do interior do Estado do Rio. foi inaugurada nesta quinta-feira, 12, a sala localizada dentro do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, onde serão ofertados quatro cursos de qualificação profissional. Este ano 50 jovens serão capacitados.
A iniciativa é da Firjan Senai, fruto de uma parceria com a prefeitura. Será um braço do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan Senai Sesi Laranjeiras, em parceria com a Firjan Senai Sesi Volta Redonda.
O objetivo é ampliar o acesso à educação profissional com foco no setor criativo e digital. Inicialmente, a sala oferecerá os cursos de Fotografia Digital e Tratamento de Fotos, Editor de Vídeo, Criação de Vídeos para Mídias Sociais e Produção de Podcast.
Durante a cerimônia, o presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Junior, destacou o caráter inovador da iniciativa. “Essa inauguração representa muito mais do que a entrega de um espaço físico: simboliza a interiorização, inclusão e oportunidade aos jovens. Estamos oferecendo qualificação profissional alinhada às novas demandas do mercado criativo e digital”, afirmou.
O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, reforçou o impacto social da ação. “Para muitos, pode parecer apenas uma sala, mas quem está aqui hoje sabe que é uma oportunidade concreta. Capacitar nossos jovens, dar acesso a novas ferramentas e caminhos profissionais faz toda a diferença”, ressaltou.
O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Mário Arthur, lembrou que a ação será realizada graças a uma emenda de R$ 250 mil de autoria do ex-deputado federal Delegado Antonio Furtado. Ele ainda ressaltou sobre a importância dos cursos para os jovens. “Essa parceria entre Firjan e Prefeitura Municipal de Pinheiral é primordial para começarmos a capacitar nossos jovens para esse novo mercado de trabalho que se apresenta. Hoje é impossível pensar em qualquer mercado sem pensar em presença digital, tenho certeza que essa geração vai colher os frutos dessa parceria num futuro próximo”, disse.
O processo seletivo para os cursos será conduzido pela Prefeitura de Pinheiral, com previsão de início no segundo semestre de 2025. A formação é voltada para jovens a partir de 16 anos, e os critérios para seleção serão definidos e divulgados pelo município.
A estrutura é composta por dois estúdios — um voltado para fotografia e vídeo, e outro para produção de podcast — ambos equipados com laboratório de edição.